O objetivo desta pesquisa foi investigar a formação dos professores da escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Catarina de Sousa Maia, pertencente à rede municipal de educação da cidade de Catolé do Rocha-PB. Percebendo como os docentes reconhecem e analisam os alunos com NEE-Necessidades Educacionais Especiais. Verificando se as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores favorecem o desenvolvimento da aprendizagem desse tipo de aluno, e se eles têm uma formação adequada para receber na sala de aula convencional estudantes portadores de algum tipo de necessidade. Para tanto, esse trabalho foi elaborado metodologicamente através de pesquisa campo, de natureza qualitativa, e, pesquisa bibliográfica, centrada nas concepções dos seguintes autores: Tardif (2002), Nóvoa (1995), Martins (2012), Morrin (2003), dentre outros. Considerando os dados coletados e o aporte teórico-metodológico exposto, discutimos os aspectos que envolvem a prática docente com alunos com NEE, refletindo sobre a educação inclusiva.