REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM PROJETOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Aqui, o trabalho com Projetos é entendido como uma forma de organização do trabalho pedagógico na escola que possibilita o rompimento com a concepção tradicional de educação. Na Educação Infantil, permite que as crianças argumentem, pesquisem e sejam sujeitos ativos no processo de aprendizagem. Como suporte teórico, utilizamos os estudos de Barbosa e Horn (1999, 2008); Brasil (1998), Cruz e Menezes (2007); Hernandez e Ventura (1998). Como instrumento de produção de dados foi utilizado um questionário escrito, que foi respondido pelas professoras, regente e auxiliar, da turma do grupo quatro de uma escola pública do município de Feira de Santana/Bahia. A primeira pergunta do questionário refere-se à concepção que possuem acerca do que é o trabalho com Projetos na Educação Infantil. A segunda diz respeito ao que representa trabalhar com Projetos na Educação Infantil. Na terceira as participantes foram questionadas a respeito de como é feita a escolha dos temas dos Projetos. 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A respeito da escolha dos temas, verificamos que não há a participação efetiva das crianças, pois, como revela a fala da professora regente, são escolhidos com base em documentos legais e nos objetivos propostos para a idade. As etapas do projeto são definidas no planejamento, contudo questões como “o que desejamos saber”, que é capaz de modificar os rumos das atividades, não são retomadas durante o Projeto. Esses resultados apontam dissonâncias entre as concepções das professoras e o que foi observado na prática." 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