Este trabalho tem como foco de investigação jovens que evadiram de cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com a intenção de analisar os determinantes presentes no processo da escolha profissional e na decisão em evadir dos cursos. Nesse sentido, para composição do quadro teórico-metodológico são aprofundadas as categorias ensino superior, evasão discente e escolha profissional a partir de estudos fundamentados em: Andriola (2003), Charlot (2000), Sarrieira (2001), Paredes (1994), entre outros. A metodologia utilizada pauta-se numa perspectiva qualitativa, tendo como instrumento de pesquisa para coleta de dados e informações a entrevista semiestruturada, pois se teve a intenção de ir em busca das dinâmicas de percepções desses egressos sobre os cursos universitários, analisar os determinantes presentes no processo da escolha profissional e, consequentemente, da evasão nos cursos de graduação. Assim, nesta investigação constata-se que o desenvolvimento da identidade ocupacional perpassa por reflexões sobre o projeto de vida frente a aspectos da realidade concreta que se constituem com as várias maneiras de agir e pensar desses egressos. Portanto, pelos determinantes citados na pesquisa, como: a ausência do curso desejado na universidade pública; falta de conhecimento sobre os cursos, dificuldades em ser aprovado no curso escolhido e a pressão em passar no vestibular tendem a incidir na evasão discente. Verificou-se que o desejo em fazer um curso universitário está presente nos depoimentos dos jovens entrevistados, assim, o processo de escolha dos cursos de graduação vivenciado pelos sujeitos desta pesquisa nos faz perceber a importância de projetos ou programas que visem auxiliar os jovens no processo da escolha da profissão através de ações que os façam refletir sobre seus projetos de vida de forma contundente.