Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFPI NA FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25125
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 904
    "inscrito_id" => 1271
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFPI NA FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente estudo buscou investigar os impactos do Curso de especialização em educação infantil da UFPI no desenvolvimento de práticas inovadoras em espaços educativos da educação infantil da rede pública de ensino do município de Teresina-PI. Também analisamos a prática docente desenvolvida pelas professoras cursistas no contexto da sala de aula da educação infantil. A base epistemológica que sustenta a presente investigação está centrada nos aportes teóricos de autores como: Salles e Faria (2012), Freire (1996), Nóvoa (1992), Kramer (2003), legislação educacional brasileira e produções científicas relacionadas aos temas: educação infantil, prática docente e formação continuada. Os resultados apontam  o  desenvolvimento de ações que enfatizam o brincar, ao afirmarem que o referido curso contribuiu para potencializar suas práticas docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA17_ID1271_29092016201259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA SOUSA"
    "autor_email" => "andressa.drys@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25125
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 904
    "inscrito_id" => 1271
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFPI NA FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE"
    "resumo" => "O presente estudo buscou investigar os impactos do Curso de especialização em educação infantil da UFPI no desenvolvimento de práticas inovadoras em espaços educativos da educação infantil da rede pública de ensino do município de Teresina-PI. Também analisamos a prática docente desenvolvida pelas professoras cursistas no contexto da sala de aula da educação infantil. A base epistemológica que sustenta a presente investigação está centrada nos aportes teóricos de autores como: Salles e Faria (2012), Freire (1996), Nóvoa (1992), Kramer (2003), legislação educacional brasileira e produções científicas relacionadas aos temas: educação infantil, prática docente e formação continuada. Os resultados apontam  o  desenvolvimento de ações que enfatizam o brincar, ao afirmarem que o referido curso contribuiu para potencializar suas práticas docentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA17_ID1271_29092016201259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA SOUSA"
    "autor_email" => "andressa.drys@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo buscou investigar os impactos do Curso de especialização em educação infantil da UFPI no desenvolvimento de práticas inovadoras em espaços educativos da educação infantil da rede pública de ensino do município de Teresina-PI. Também analisamos a prática docente desenvolvida pelas professoras cursistas no contexto da sala de aula da educação infantil. A base epistemológica que sustenta a presente investigação está centrada nos aportes teóricos de autores como: Salles e Faria (2012), Freire (1996), Nóvoa (1992), Kramer (2003), legislação educacional brasileira e produções científicas relacionadas aos temas: educação infantil, prática docente e formação continuada. Os resultados apontam o desenvolvimento de ações que enfatizam o brincar, ao afirmarem que o referido curso contribuiu para potencializar suas práticas docentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.