EDUCAÇÃO PROVINCIAL NO ESTADO DO AMAZONAS: UM OLHAR SOBRE AS FONTES TEÓRICAS E DOCUMENTAIS DA EDUCAÇÃO FEMININA EM PARINTINS NO ANO DE 1857
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25228 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1118 "inscrito_id" => 3640 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROVINCIAL NO ESTADO DO AMAZONAS: UM OLHAR SOBRE AS FONTES TEÓRICAS E DOCUMENTAIS DA EDUCAÇÃO FEMININA EM PARINTINS NO ANO DE 1857" "resumo" => "O presente estudo buscou conhecer o processo em que se deu a inserção das mulheres na educação em Parintins-Am, tendo como locus a história da educação local, tempo/ espaço, investigados no Projeto –lei nº 75 de 14 de dezembro de 1857. Objetivamos conhecer o processo histórico local do tempo-espaço em que se deu a inserção das mulheres na educação em Parintins por meio de fontes teóricas e documentais; Caracterizar a partir das fontes documentais como o direito assegurado em lei era aplicado para que as mesmas pudessem estudar durante o período provincial fundamentando com a aprovação do Projeto -lei nº 75 de 14 de dezembro de 1857; Analisar a partir das fontes bibliográficas a situação da mulher na educação situando o contexto histórico parintinense, e amazônico. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, bibliográfica e fontes primárias além da ampla análise sobre bibliografias que abordam o tema, requerendo um estudo mais amplo dos fatos que levaram a tal inserção. Os resultados apontam que a mulher ao longo desse processo histórico foi sujeitada em função do autoritarismo masculino que há muito submetera a tal condição já que a sociedade na época concebia a mulher apenas para o casamento, ou para a vida religiosa, ou para o trabalho doméstico e escravo, práticas que precisavam de pouca ou nenhuma educação escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 – HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA" "palavra_chave" => "INSERÇÃO, EDUCAÇÃO, FEMININA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA22_ID3640_30092016161231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIANE DE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCIANE SOUZA" "autor_email" => "marcywendell@gmail.com" "autor_ies" => "UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25228 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1118 "inscrito_id" => 3640 "titulo" => "EDUCAÇÃO PROVINCIAL NO ESTADO DO AMAZONAS: UM OLHAR SOBRE AS FONTES TEÓRICAS E DOCUMENTAIS DA EDUCAÇÃO FEMININA EM PARINTINS NO ANO DE 1857" "resumo" => "O presente estudo buscou conhecer o processo em que se deu a inserção das mulheres na educação em Parintins-Am, tendo como locus a história da educação local, tempo/ espaço, investigados no Projeto –lei nº 75 de 14 de dezembro de 1857. Objetivamos conhecer o processo histórico local do tempo-espaço em que se deu a inserção das mulheres na educação em Parintins por meio de fontes teóricas e documentais; Caracterizar a partir das fontes documentais como o direito assegurado em lei era aplicado para que as mesmas pudessem estudar durante o período provincial fundamentando com a aprovação do Projeto -lei nº 75 de 14 de dezembro de 1857; Analisar a partir das fontes bibliográficas a situação da mulher na educação situando o contexto histórico parintinense, e amazônico. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, bibliográfica e fontes primárias além da ampla análise sobre bibliografias que abordam o tema, requerendo um estudo mais amplo dos fatos que levaram a tal inserção. Os resultados apontam que a mulher ao longo desse processo histórico foi sujeitada em função do autoritarismo masculino que há muito submetera a tal condição já que a sociedade na época concebia a mulher apenas para o casamento, ou para a vida religiosa, ou para o trabalho doméstico e escravo, práticas que precisavam de pouca ou nenhuma educação escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 22 – HISTÓRIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA" "palavra_chave" => "INSERÇÃO, EDUCAÇÃO, FEMININA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA22_ID3640_30092016161231.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIANE DE SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCIANE SOUZA" "autor_email" => "marcywendell@gmail.com" "autor_ies" => "UEA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }