Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AÇÃO EDUCATIVA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

Palavra-chaves: GRAFITEATRO, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, RABISCOS Comunicação Oral (CO) GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24979
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 1445
    "titulo" => "AÇÃO EDUCATIVA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "Trata-se de uma análise sobre um projeto intitulado de Grafiteatro que foi desenvolvido com os alunos do Ensino Médio de Tempo Integral, da Escola Professor Temístocles de Araújo, localizada no bairro Nova Marambaia - Belém (PA). O projeto surge a partir da observação do cotidiano escolar, tendo como foco a manifestação da linguagem, pois as paredes das salas de aula apresentavam alguns aspectos da expressão dos discentes interpretada como rabisco que causava poluição visual. Diante do cenário, a coordenação pedagógica juntamente com a professora da disciplina Ensino da Arte, visando minimizar a tal problemática pensaram em implementar  o projeto em questão, com o objetivo de  valorizar o patrimônio escolar como bem cultural de acesso a todos, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente escolar, além de expressar e saber comunicar-se em artes visuais coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensualidade e a reflexão ao realizar e fruir produção artística; utilizar as diferentes disciplinas, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais; saber utilizar diferentes fontes de informação    para adquirir e construir o conhecimento; interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes  experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais. Os resultados mostraram que as questões apontadas no projeto referentes aos rabiscos (pichações) passaram a ser vistas como arte por conta do valor artístico reconhecido por suas expressões da realidade em que vivem, além de, melhorar a convivência e cuidado com o patrimônio público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "GRAFITEATRO, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, RABISCOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA8_ID1445_01092016154404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE DA SILVA FEIJÃO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE FEIJÃO"
    "autor_email" => "marilenefeijao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24979
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 116
    "inscrito_id" => 1445
    "titulo" => "AÇÃO EDUCATIVA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL"
    "resumo" => "Trata-se de uma análise sobre um projeto intitulado de Grafiteatro que foi desenvolvido com os alunos do Ensino Médio de Tempo Integral, da Escola Professor Temístocles de Araújo, localizada no bairro Nova Marambaia - Belém (PA). O projeto surge a partir da observação do cotidiano escolar, tendo como foco a manifestação da linguagem, pois as paredes das salas de aula apresentavam alguns aspectos da expressão dos discentes interpretada como rabisco que causava poluição visual. Diante do cenário, a coordenação pedagógica juntamente com a professora da disciplina Ensino da Arte, visando minimizar a tal problemática pensaram em implementar  o projeto em questão, com o objetivo de  valorizar o patrimônio escolar como bem cultural de acesso a todos, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente escolar, além de expressar e saber comunicar-se em artes visuais coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensualidade e a reflexão ao realizar e fruir produção artística; utilizar as diferentes disciplinas, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais; saber utilizar diferentes fontes de informação    para adquirir e construir o conhecimento; interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes  experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais. Os resultados mostraram que as questões apontadas no projeto referentes aos rabiscos (pichações) passaram a ser vistas como arte por conta do valor artístico reconhecido por suas expressões da realidade em que vivem, além de, melhorar a convivência e cuidado com o patrimônio público."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT8 – DIDÁTICA E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "GRAFITEATRO, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, RABISCOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA8_ID1445_01092016154404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE DA SILVA FEIJÃO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE FEIJÃO"
    "autor_email" => "marilenefeijao@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Trata-se de uma análise sobre um projeto intitulado de Grafiteatro que foi desenvolvido com os alunos do Ensino Médio de Tempo Integral, da Escola Professor Temístocles de Araújo, localizada no bairro Nova Marambaia - Belém (PA). O projeto surge a partir da observação do cotidiano escolar, tendo como foco a manifestação da linguagem, pois as paredes das salas de aula apresentavam alguns aspectos da expressão dos discentes interpretada como rabisco que causava poluição visual. Diante do cenário, a coordenação pedagógica juntamente com a professora da disciplina Ensino da Arte, visando minimizar a tal problemática pensaram em implementar o projeto em questão, com o objetivo de valorizar o patrimônio escolar como bem cultural de acesso a todos, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente escolar, além de expressar e saber comunicar-se em artes visuais coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensualidade e a reflexão ao realizar e fruir produção artística; utilizar as diferentes disciplinas, como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais; saber utilizar diferentes fontes de informação para adquirir e construir o conhecimento; interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais. Os resultados mostraram que as questões apontadas no projeto referentes aos rabiscos (pichações) passaram a ser vistas como arte por conta do valor artístico reconhecido por suas expressões da realidade em que vivem, além de, melhorar a convivência e cuidado com o patrimônio público.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.