Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE FÍSICA E OS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 40 – METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25477
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 3090
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA E OS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "As reflexões apresentadas neste trabalho visam trazer discussões quanto ao uso pedagógico dos filmes de ficção científica no ensino de física. Através de problematizações quanto aos conceitos científicos que os filmes de ficção trazem e as leis físicas vigentes, acreditamos ser possível a troca de conhecimento entre professores e alunos. Levando em consideração que o aluno é um ser histórico e social, tento contato com concepções vinculadas em diferentes contextos buscamos demonstrar que ao lançar mão de filmes, deve-se ir além de apontamentos de erros conceituais. Uma vez, que é necessário e significativo questionamentos quanto aos conceitos científicos. Assim, este texto articula o processo de ensino aprendizagem não como um simples repasse de conhecimento, mas como um encadeamento de situações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 40 – METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA40_ID3090_09092016232917.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON RODRIGUES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonrodrigues_123@ho"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25477
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 589
    "inscrito_id" => 3090
    "titulo" => "O ENSINO DE FÍSICA E OS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA"
    "resumo" => "As reflexões apresentadas neste trabalho visam trazer discussões quanto ao uso pedagógico dos filmes de ficção científica no ensino de física. Através de problematizações quanto aos conceitos científicos que os filmes de ficção trazem e as leis físicas vigentes, acreditamos ser possível a troca de conhecimento entre professores e alunos. Levando em consideração que o aluno é um ser histórico e social, tento contato com concepções vinculadas em diferentes contextos buscamos demonstrar que ao lançar mão de filmes, deve-se ir além de apontamentos de erros conceituais. Uma vez, que é necessário e significativo questionamentos quanto aos conceitos científicos. Assim, este texto articula o processo de ensino aprendizagem não como um simples repasse de conhecimento, mas como um encadeamento de situações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 40 – METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA40_ID3090_09092016232917.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFFERSON RODRIGUES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jeffersonrodrigues_123@ho"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

As reflexões apresentadas neste trabalho visam trazer discussões quanto ao uso pedagógico dos filmes de ficção científica no ensino de física. Através de problematizações quanto aos conceitos científicos que os filmes de ficção trazem e as leis físicas vigentes, acreditamos ser possível a troca de conhecimento entre professores e alunos. Levando em consideração que o aluno é um ser histórico e social, tento contato com concepções vinculadas em diferentes contextos buscamos demonstrar que ao lançar mão de filmes, deve-se ir além de apontamentos de erros conceituais. Uma vez, que é necessário e significativo questionamentos quanto aos conceitos científicos. Assim, este texto articula o processo de ensino aprendizagem não como um simples repasse de conhecimento, mas como um encadeamento de situações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.