Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: PRÁTICA DOCENTE, REFLEXÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA Comunicação Oral (CO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25641
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 1005
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A reflexão na prática docente do professor do ensino superior apresenta-se como possibilidade capaz de conduzir o professor a um processo de análise da sua ação trazendo condições para a reconstrução do seu fazer. Este estudo apresenta discussão que compõe a base teórica de pesquisa de Doutorado em andamento e tem como objetivo analisar a prática docente reflexiva como possibilidade de formação continuada de professores do ensino superior.  As reflexões empreendidas embasam-se nas contribuições teóricas de Souza (2012), Pimenta e Anastasiou (2010), Schon (2000), Contreras (2002), Liberali (2008), dentre outros. O estudo evidenciou que a superação do paradigma tradicional na prática docente do professor do ensino superior é um desafio que pode ser superados cotidianamente ao fazer-se da prática um espaço de formação docente por meio do processo reflexivo crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, REFLEXÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID1005_05082016222314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "SUÊNYA MOURÃO"
    "autor_email" => "suenya19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25641
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 1005
    "titulo" => "PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA CRÍTICA COMO POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "A reflexão na prática docente do professor do ensino superior apresenta-se como possibilidade capaz de conduzir o professor a um processo de análise da sua ação trazendo condições para a reconstrução do seu fazer. Este estudo apresenta discussão que compõe a base teórica de pesquisa de Doutorado em andamento e tem como objetivo analisar a prática docente reflexiva como possibilidade de formação continuada de professores do ensino superior.  As reflexões empreendidas embasam-se nas contribuições teóricas de Souza (2012), Pimenta e Anastasiou (2010), Schon (2000), Contreras (2002), Liberali (2008), dentre outros. O estudo evidenciou que a superação do paradigma tradicional na prática docente do professor do ensino superior é um desafio que pode ser superados cotidianamente ao fazer-se da prática um espaço de formação docente por meio do processo reflexivo crítico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "PRÁTICA DOCENTE, REFLEXÃO, FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID1005_05082016222314.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUÊNYA MARLEY MOURÃO BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "SUÊNYA MOURÃO"
    "autor_email" => "suenya19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A reflexão na prática docente do professor do ensino superior apresenta-se como possibilidade capaz de conduzir o professor a um processo de análise da sua ação trazendo condições para a reconstrução do seu fazer. Este estudo apresenta discussão que compõe a base teórica de pesquisa de Doutorado em andamento e tem como objetivo analisar a prática docente reflexiva como possibilidade de formação continuada de professores do ensino superior. As reflexões empreendidas embasam-se nas contribuições teóricas de Souza (2012), Pimenta e Anastasiou (2010), Schon (2000), Contreras (2002), Liberali (2008), dentre outros. O estudo evidenciou que a superação do paradigma tradicional na prática docente do professor do ensino superior é um desafio que pode ser superados cotidianamente ao fazer-se da prática um espaço de formação docente por meio do processo reflexivo crítico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.