Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ-MA

Palavra-chaves: EJA, TIC, COMPUTADOR, SOFTWARES EDUCACIONAIS Pôster (PO) GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24973
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 2603
    "titulo" => "A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ-MA"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são definidas como todos os aparatos tecnológicos usados na propagação de informação na sociedade, como o computador, televisão, rádio, internet, entre outros. Cada vez mais presentes em nosso cotidiano essas tecnologias estão mudando a maneira com que realizamos atividades corriqueiras, além de reinventar a maneira com que interagimos e nos comunicamos. No campo educacional, tem atuado como uma ferramenta revolucionária no processo de ensino e aprendizagem. Em se tratando da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a utilização das TIC não pode ser descartada, principalmente porque essas tecnologias estão presentes na vida de jovens e adultos, que utilizam recursos tecnológicos com a TV, o celular, o rádio, a internet, etc. O presente trabalho objetiva relatar uma atividade desenvolvida por alunos do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão em Grajaú/MA, como culminância de uma Prática de Ensino como Componente Curricular (PECC) da disciplina de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino. A atividade objetivou discutir os benefícios que as TIC propiciam ao processo de ensino e aprendizagem nas turmas da EJA na E.M Frei Benjamin de Borno. A mesma foi realizada em três etapas: observação na escola, aplicação de questionários e seminários com os professores. Paralelo a isso, acontecia também a revitalização do laboratório de informática da escola que estava desativado. Percebeu-se que apesar de terem sido consideradas importantes por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, as TIC encontram grandes dificuldades em serem incorporadas à prática docente na referida escola, com a justificativa de que não há qualificação para o uso de tais recursos. No entanto, os seminários ministrados aos professores contribuíram para sanar algumas dúvidas e aguçar o interesse por utilizar as TIC, principalmente o computador e os softwares educacionais. Já os alunos se sentiram bastante motivados devido à revitalização do laboratório de informática. De forma geral, considera-se que a atividade foi bastante positiva e contribuiu para incentivar esses alunos e professores a utilizar mais essas tecnologias no seu cotidiano e principalmente em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS"
    "palavra_chave" => "EJA, TIC, COMPUTADOR, SOFTWARES EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA33_ID2603_03092016223618.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILLA DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "KEILLA ARAÚJO"
    "autor_email" => "keillahewson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24973
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 135
    "inscrito_id" => 2603
    "titulo" => "A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ-MA"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são definidas como todos os aparatos tecnológicos usados na propagação de informação na sociedade, como o computador, televisão, rádio, internet, entre outros. Cada vez mais presentes em nosso cotidiano essas tecnologias estão mudando a maneira com que realizamos atividades corriqueiras, além de reinventar a maneira com que interagimos e nos comunicamos. No campo educacional, tem atuado como uma ferramenta revolucionária no processo de ensino e aprendizagem. Em se tratando da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a utilização das TIC não pode ser descartada, principalmente porque essas tecnologias estão presentes na vida de jovens e adultos, que utilizam recursos tecnológicos com a TV, o celular, o rádio, a internet, etc. O presente trabalho objetiva relatar uma atividade desenvolvida por alunos do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão em Grajaú/MA, como culminância de uma Prática de Ensino como Componente Curricular (PECC) da disciplina de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino. A atividade objetivou discutir os benefícios que as TIC propiciam ao processo de ensino e aprendizagem nas turmas da EJA na E.M Frei Benjamin de Borno. A mesma foi realizada em três etapas: observação na escola, aplicação de questionários e seminários com os professores. Paralelo a isso, acontecia também a revitalização do laboratório de informática da escola que estava desativado. Percebeu-se que apesar de terem sido consideradas importantes por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, as TIC encontram grandes dificuldades em serem incorporadas à prática docente na referida escola, com a justificativa de que não há qualificação para o uso de tais recursos. No entanto, os seminários ministrados aos professores contribuíram para sanar algumas dúvidas e aguçar o interesse por utilizar as TIC, principalmente o computador e os softwares educacionais. Já os alunos se sentiram bastante motivados devido à revitalização do laboratório de informática. De forma geral, considera-se que a atividade foi bastante positiva e contribuiu para incentivar esses alunos e professores a utilizar mais essas tecnologias no seu cotidiano e principalmente em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS"
    "palavra_chave" => "EJA, TIC, COMPUTADOR, SOFTWARES EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA33_ID2603_03092016223618.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILLA DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "KEILLA ARAÚJO"
    "autor_email" => "keillahewson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são definidas como todos os aparatos tecnológicos usados na propagação de informação na sociedade, como o computador, televisão, rádio, internet, entre outros. Cada vez mais presentes em nosso cotidiano essas tecnologias estão mudando a maneira com que realizamos atividades corriqueiras, além de reinventar a maneira com que interagimos e nos comunicamos. No campo educacional, tem atuado como uma ferramenta revolucionária no processo de ensino e aprendizagem. Em se tratando da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a utilização das TIC não pode ser descartada, principalmente porque essas tecnologias estão presentes na vida de jovens e adultos, que utilizam recursos tecnológicos com a TV, o celular, o rádio, a internet, etc. O presente trabalho objetiva relatar uma atividade desenvolvida por alunos do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão em Grajaú/MA, como culminância de uma Prática de Ensino como Componente Curricular (PECC) da disciplina de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino. A atividade objetivou discutir os benefícios que as TIC propiciam ao processo de ensino e aprendizagem nas turmas da EJA na E.M Frei Benjamin de Borno. A mesma foi realizada em três etapas: observação na escola, aplicação de questionários e seminários com os professores. Paralelo a isso, acontecia também a revitalização do laboratório de informática da escola que estava desativado. Percebeu-se que apesar de terem sido consideradas importantes por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, as TIC encontram grandes dificuldades em serem incorporadas à prática docente na referida escola, com a justificativa de que não há qualificação para o uso de tais recursos. No entanto, os seminários ministrados aos professores contribuíram para sanar algumas dúvidas e aguçar o interesse por utilizar as TIC, principalmente o computador e os softwares educacionais. Já os alunos se sentiram bastante motivados devido à revitalização do laboratório de informática. De forma geral, considera-se que a atividade foi bastante positiva e contribuiu para incentivar esses alunos e professores a utilizar mais essas tecnologias no seu cotidiano e principalmente em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.