A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ-MA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 24973 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 2603 "titulo" => "A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ-MA" "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são definidas como todos os aparatos tecnológicos usados na propagação de informação na sociedade, como o computador, televisão, rádio, internet, entre outros. Cada vez mais presentes em nosso cotidiano essas tecnologias estão mudando a maneira com que realizamos atividades corriqueiras, além de reinventar a maneira com que interagimos e nos comunicamos. No campo educacional, tem atuado como uma ferramenta revolucionária no processo de ensino e aprendizagem. Em se tratando da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a utilização das TIC não pode ser descartada, principalmente porque essas tecnologias estão presentes na vida de jovens e adultos, que utilizam recursos tecnológicos com a TV, o celular, o rádio, a internet, etc. O presente trabalho objetiva relatar uma atividade desenvolvida por alunos do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão em Grajaú/MA, como culminância de uma Prática de Ensino como Componente Curricular (PECC) da disciplina de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino. A atividade objetivou discutir os benefícios que as TIC propiciam ao processo de ensino e aprendizagem nas turmas da EJA na E.M Frei Benjamin de Borno. A mesma foi realizada em três etapas: observação na escola, aplicação de questionários e seminários com os professores. Paralelo a isso, acontecia também a revitalização do laboratório de informática da escola que estava desativado. Percebeu-se que apesar de terem sido consideradas importantes por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, as TIC encontram grandes dificuldades em serem incorporadas à prática docente na referida escola, com a justificativa de que não há qualificação para o uso de tais recursos. No entanto, os seminários ministrados aos professores contribuíram para sanar algumas dúvidas e aguçar o interesse por utilizar as TIC, principalmente o computador e os softwares educacionais. Já os alunos se sentiram bastante motivados devido à revitalização do laboratório de informática. De forma geral, considera-se que a atividade foi bastante positiva e contribuiu para incentivar esses alunos e professores a utilizar mais essas tecnologias no seu cotidiano e principalmente em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS" "palavra_chave" => "EJA, TIC, COMPUTADOR, SOFTWARES EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA33_ID2603_03092016223618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILLA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "KEILLA ARAÚJO" "autor_email" => "keillahewson@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 24973 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 135 "inscrito_id" => 2603 "titulo" => "A UTILIZAÇAO DO COMPUTADOR E DE SOFTWARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIN DE BORNO EM GRAJAÚ-MA" "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são definidas como todos os aparatos tecnológicos usados na propagação de informação na sociedade, como o computador, televisão, rádio, internet, entre outros. Cada vez mais presentes em nosso cotidiano essas tecnologias estão mudando a maneira com que realizamos atividades corriqueiras, além de reinventar a maneira com que interagimos e nos comunicamos. No campo educacional, tem atuado como uma ferramenta revolucionária no processo de ensino e aprendizagem. Em se tratando da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a utilização das TIC não pode ser descartada, principalmente porque essas tecnologias estão presentes na vida de jovens e adultos, que utilizam recursos tecnológicos com a TV, o celular, o rádio, a internet, etc. O presente trabalho objetiva relatar uma atividade desenvolvida por alunos do Curso de Ciências Naturais da Universidade Federal do Maranhão em Grajaú/MA, como culminância de uma Prática de Ensino como Componente Curricular (PECC) da disciplina de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino. A atividade objetivou discutir os benefícios que as TIC propiciam ao processo de ensino e aprendizagem nas turmas da EJA na E.M Frei Benjamin de Borno. A mesma foi realizada em três etapas: observação na escola, aplicação de questionários e seminários com os professores. Paralelo a isso, acontecia também a revitalização do laboratório de informática da escola que estava desativado. Percebeu-se que apesar de terem sido consideradas importantes por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem, as TIC encontram grandes dificuldades em serem incorporadas à prática docente na referida escola, com a justificativa de que não há qualificação para o uso de tais recursos. No entanto, os seminários ministrados aos professores contribuíram para sanar algumas dúvidas e aguçar o interesse por utilizar as TIC, principalmente o computador e os softwares educacionais. Já os alunos se sentiram bastante motivados devido à revitalização do laboratório de informática. De forma geral, considera-se que a atividade foi bastante positiva e contribuiu para incentivar esses alunos e professores a utilizar mais essas tecnologias no seu cotidiano e principalmente em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 33 – EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS" "palavra_chave" => "EJA, TIC, COMPUTADOR, SOFTWARES EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA33_ID2603_03092016223618.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KEILLA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "KEILLA ARAÚJO" "autor_email" => "keillahewson@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }