SANTOS, Roberto Carlos Oliveira Dos. . Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25819>. Acesso em: 24/12/2024 00:18
A pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo investigar de que maneira professores elaboram as representações sociais sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e orientam o seu uso ou não na relação de ensino e aprendizagem. O referencial orientador da análise dos dados é a Teoria das Representações Sociais, com destaque às funções discutidas na abordagem processual de Moscovici (2003) e Jodelet (2001). Os sujeitos investigados foram 10 (dez), todos professores, de ambos os sexos e que atuam na Educação Básica das redes pública e privada na cidade de Governador Mangabeira, Bahia. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram questionários e entrevistas semiestruturada. Para o exame dos dados, foi utilizada a análise do discurso de vertente francesa (ADF). A pesquisa revelou inúmeras possibilidades de arquitetura, execução e articulação de projetos no contexto das relações sociais na área educacional.