Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA FORMAÇÃO LEITORA DOS APRENDIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMEAM/UERN

Palavra-chaves: ENSINO, LEITURA, PROFESSOR-LEITOR Comunicação Oral (CO) GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25031
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1051
    "inscrito_id" => 4453
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA FORMAÇÃO LEITORA DOS APRENDIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMEAM/UERN"
    "resumo" => "Este artigo tem intuito de discutir os resultados da pesquisa monográfica Cavalcante (2012), realizamos um recorte do nosso banco de dados, apresentando discussões que centram-se nas contribuições das atividades de ensino para a formação leitora dos aprendizes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM. Nosso trabalho foi construído por dois caminhos metodológicos, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica pautada em autores da área que discutem a formação do leitor no contexto escolar, e o papel do professor nesse processo, e em um segundo momento, concretizamos a pesquisa empírica, na qual emergimos as vozes dos aprendizes acerca do próprio processo de formação inicial, no que concerne, a formação do professor-leitor. As conclusões apontam que as atividades de ensino contribuem na construção dessa dimensão formativa do aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LEITURA, PROFESSOR-LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA21_ID4453_30092016134558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE "
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARL"
    "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25031
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1051
    "inscrito_id" => 4453
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO NA FORMAÇÃO LEITORA DOS APRENDIZES DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMEAM/UERN"
    "resumo" => "Este artigo tem intuito de discutir os resultados da pesquisa monográfica Cavalcante (2012), realizamos um recorte do nosso banco de dados, apresentando discussões que centram-se nas contribuições das atividades de ensino para a formação leitora dos aprendizes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM. Nosso trabalho foi construído por dois caminhos metodológicos, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica pautada em autores da área que discutem a formação do leitor no contexto escolar, e o papel do professor nesse processo, e em um segundo momento, concretizamos a pesquisa empírica, na qual emergimos as vozes dos aprendizes acerca do próprio processo de formação inicial, no que concerne, a formação do professor-leitor. As conclusões apontam que as atividades de ensino contribuem na construção dessa dimensão formativa do aprendiz."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, LEITURA, PROFESSOR-LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA21_ID4453_30092016134558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE "
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARL"
    "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo tem intuito de discutir os resultados da pesquisa monográfica Cavalcante (2012), realizamos um recorte do nosso banco de dados, apresentando discussões que centram-se nas contribuições das atividades de ensino para a formação leitora dos aprendizes do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia – CAMEAM. Nosso trabalho foi construído por dois caminhos metodológicos, inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica pautada em autores da área que discutem a formação do leitor no contexto escolar, e o papel do professor nesse processo, e em um segundo momento, concretizamos a pesquisa empírica, na qual emergimos as vozes dos aprendizes acerca do próprio processo de formação inicial, no que concerne, a formação do professor-leitor. As conclusões apontam que as atividades de ensino contribuem na construção dessa dimensão formativa do aprendiz.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.