Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A HORA DO JOGO: DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIOO LÓGICO NA MATEMÁTICA ESCOLAR POR MEIO DA LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, PRÁTICAS ESCOLARES, LUDICIDADE. Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho traz a prática do ensino de Matemática no 5º. ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Belém-PA. Considerando que este componente curricular é de grande importância para a compreensão de mundo globalizado e das relações culturais que vivemos, busca-se introduzir no contexto da sala de aula, a ludicidade com o desenvolvimento do projeto “A Hora do Jogo”. A proposta do lúdico na educação, onde o brinquedo propicia diversão, desprazer, prazer e ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber e sua apreensão do mundo. Assim, a partir da observação de campo da disciplina Estágio Supervisionado surgiu como possibilidade o jogo no ensino da Matemática Escolar, demonstrando que a criança não aprende nada senão por uma conquista ativa, contribuindo com o processo de desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos educandos na resolução de problemas da Linguagem Matemática e de outras linguagens em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.