SILVA, Eliane Maria Cabral Da et al.. A relevância do brincar na educação infantil. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24965>. Acesso em: 23/11/2024 04:28
Este estudo teve como objetivo geral investigar as concepções e as práticas de profissionais da Educação Infantil em relação ao ato de brincar. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória descritiva em uma escola, de tempo integral, da rede pública municipal em São Luís/MA. No total foram 14 participantes, todos pertencentes ao sexo feminino, com faixa etária entre 34 a 43 anos, sendo 12 docentes e duas coordenadoras. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstraram que apesar de a escola pesquisada possuir bastante espaço físico, este não se encontra adequado à realização de atividades lúdicas, assim como limita e/ou impede as professoras de desenvolverem atividades relacionadas ao brincar, bem como ausência de intencionalidade nas práticas pedagógicas, envolvendo o ato de brincar como processo de aquisição de conhecimento, comprometendo, assim, o desenvolvimento integral das crianças pequenas.