Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REVELANDO-SE PROFESSORAS NO ESTÁGIO: NARRATIVA E REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA.

Palavra-chaves: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25727
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "REVELANDO-SE PROFESSORAS NO ESTÁGIO: NARRATIVA E REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA."
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiências que apresenta o percurso formativo de licenciandas em um programa de iniciação à docência. Evidenciaram-se as situações didático-pedagógicas que possibilitaram a reflexão sobre as vivências significativas relativas ao amadurecimento profissional das professoras-estagiárias, inerentes à própria prática de ensino nos anos iniciais. É notório o imaginário que os sujeitos têm, trazem e manifestam sobre a docência, principalmente, no sentido do fazer docente, que se revelou através da organização e preparação das aulas. Elas acreditavam ser capazes de desenvolver planos de aula sem o acompanhamento e supervisão do professor coordenador e orientador do estágio. Neste sentido, como elementos de resultados, são apresentadas as circunstâncias de ensino que fizeram a mudança de postura as estagiárias, bem como a importância da orientação para seu processo como futuras professoras que planejam e refletem sobre suas aulas e sobre sua postura para aperfeiçoar o trabalho realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID1561_31082016091418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY REGINA ALMEIDA DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY ASSUNÇÃO"
    "autor_email" => "kyalmeida@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25727
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "REVELANDO-SE PROFESSORAS NO ESTÁGIO: NARRATIVA E REFLEXÃO SOBRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA."
    "resumo" => "Este trabalho é um relato de experiências que apresenta o percurso formativo de licenciandas em um programa de iniciação à docência. Evidenciaram-se as situações didático-pedagógicas que possibilitaram a reflexão sobre as vivências significativas relativas ao amadurecimento profissional das professoras-estagiárias, inerentes à própria prática de ensino nos anos iniciais. É notório o imaginário que os sujeitos têm, trazem e manifestam sobre a docência, principalmente, no sentido do fazer docente, que se revelou através da organização e preparação das aulas. Elas acreditavam ser capazes de desenvolver planos de aula sem o acompanhamento e supervisão do professor coordenador e orientador do estágio. Neste sentido, como elementos de resultados, são apresentadas as circunstâncias de ensino que fizeram a mudança de postura as estagiárias, bem como a importância da orientação para seu processo como futuras professoras que planejam e refletem sobre suas aulas e sobre sua postura para aperfeiçoar o trabalho realizado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID1561_31082016091418.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELLY REGINA ALMEIDA DE ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "KELLY ASSUNÇÃO"
    "autor_email" => "kyalmeida@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho é um relato de experiências que apresenta o percurso formativo de licenciandas em um programa de iniciação à docência. Evidenciaram-se as situações didático-pedagógicas que possibilitaram a reflexão sobre as vivências significativas relativas ao amadurecimento profissional das professoras-estagiárias, inerentes à própria prática de ensino nos anos iniciais. É notório o imaginário que os sujeitos têm, trazem e manifestam sobre a docência, principalmente, no sentido do fazer docente, que se revelou através da organização e preparação das aulas. Elas acreditavam ser capazes de desenvolver planos de aula sem o acompanhamento e supervisão do professor coordenador e orientador do estágio. Neste sentido, como elementos de resultados, são apresentadas as circunstâncias de ensino que fizeram a mudança de postura as estagiárias, bem como a importância da orientação para seu processo como futuras professoras que planejam e refletem sobre suas aulas e sobre sua postura para aperfeiçoar o trabalho realizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.