Introdução: as instituições de longa permanência , em sua grande maioria, ainda apresentam uma negatividade para os idosos que nelas residem, sendo um lugar onde não permite que o mesmo supra suas necessidades, deixando-o isolados e deprimidos, assim, prejudicando seu humor e a sua interação com o meio social.
Objetivo:investigar e mostrar os efeitos da musicoterapia na melhoria do humor e da interação social de idosos institucionalizados, na cidade de Cajazeiras-PB.
Método : trata-se de uma pesquisa exploratória e intervencionista, com abordagem quantitativa , realizada com 17 idosos da instituição Luca Zorn, com idade superior a 60 anos, em Cajazeiras-PB.
Resultados: foi possível trabalhar todos os benefícios que a música traz, engrandecendo suas habilidades, seu meio individual e coletivo, além de distrai-los do sofrimento que os carregam.
Conclusão: a terapia com a musica proporcionou uma melhor qualidade no humor dos idosos institucionalizados, diminuindo os impactos que os mesmos possuíam dentro de si e trazendo lembranças do seu passado jovial. Além de melhorar na interação social, abrindo espaço para ter uma boa relação com o mundo ao seu redor. Contudo, proporcionando uma melhor qualidade de vida.