A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da educação. A partir da Declaração de Salamanca, a educação especial passa a ser trabalhada em uma perspectiva inclusiva, que se refere principalmente ao respeito à diversidade e a igualdade de oportunidades, com garantias de acesso e permanência na sala regular, com a oferta de apoio especializado. A inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades no ensino regular é uma realidade e um desafio para o professor. O objetivo deste estudo é compreender a formação dos alunos de Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) para a atuação em sala de aula na perspectiva da educação inclusiva. Como metodologia para a realização da pesquisa, partiu-se do entendimento teórico e legal da educação especial, em que foram analisadas as Diretrizes Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia e a grade do curso de Pedagogia da UFRPE. Posteriormente, realizou-se aplicação de questionário com dez alunos dessa graduação, sendo cinco alunos antes de assistirem às disciplinas voltadas à educação inclusiva e com cinco discentes depois de cursarem as referidas disciplinas. Após análise, constatou-se que apesar de haver disciplinas que contemplem a formação em educação especial, os dados indicam que há um conhecimento superficial acerca do tema e que os participantes se sentem despreparados para atuar junto aos alunos com necessidades especiais. Faz-se necessária a atenção na reorganização do currículo do curso, de forma a nortear os futuros pedagogos para efetivar a inclusão escolar.