Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM PORTUGUÊS POR ALUNOS SURDOS: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

Palavra-chaves: ALUNOS SURDOS, PRODUÇÕES ESCRITAS, AVALIAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Resumo: muitas escolas inclusivas já tem a noção de que o português é uma segunda língua para surdos, mas não sabem como fazer para ensiná-los a ler e escrever sem tomar como base a oralidade ou o princípio do som, como fazem as crianças ouvintes. Não é proporcionado o ensino do português como segunda língua, mas ao final o aluno precisa ser avaliado. Geralmente suas respostas não correspondem às expectativas para o nível de escolaridade que está inserido. Como avaliar esse aluno? Acreditamos na criação de estratégias, por parte do professor e da escola, para atender aos alunos surdos e as especificidades da sua escrita. Esta comunicação tem como objetivo discutir o ensino da língua portuguesa e suas concepções de ensino como L1(Língua Materna) ou L2 (Língua Portuguesa na modalidade escrita), bem como as estratégias utilizadas por professores para avaliação os alunos surdos. Nossa pesquisa tem como aporte teórico a legislação que assegura a educação dos surdos, e alguns estudiosos que falam sobre aquisição da Língua Portuguesa como L2, nos apoiamos em Brochado (2003) e Krashen (1995); Quadros (1997); e quanto à avaliação da L2, em Bolsanello e Ross (2005); Russel & Airasian (2014); Thomas e Klein (2009), dentre outros. Como metodologia elegemos um estudo embasado na abordagem qualitativa interpretativa de caráter descritivo, tivemos como instrumentos de coleta de dados produções escritas de alunos surdos e ouvintes. Na análise dos dados utilizamos a análise do conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Os sujeitos da pesquisa foram três professores de Língua Portuguesa, distribuídos em três turmas regulares do 5º ano do Ensino Fundamental, um em Olinda e dois em Paulista. E três alunos surdos, na faixa etária de 12 a 17 anos e três alunos ouvintes. O corpus foi constituído de produções escritas de alunos surdos e ouvintes após correção avaliativa desses professores de língua Portuguesa de sala regular em duas escolas públicas nas cidades citadas. As análises dos dados sugerem que as concepções e estratégias de avaliação utilizadas na sala regular, em sua maioria, estão pautadas na concepção do ensino da Língua Portuguesa como L1 e sua avaliação é do tipo somativa, já às adequações para aplicação da avaliação dos alunos surdos se restringem à sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

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