Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Palavra-chaves: AEDES AEGYPTI, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO FUNDAMENTAL I Pôster (PO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23331
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 936
    "inscrito_id" => 3951
    "titulo" => "UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade escolar da necessidade de combater o crescimento populacional do mosquito Aedes aegypti através da utilização de ferramentas de tecnológicas e da comunicação (TICs). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. A temática foi trabalhada com turmas do 5º ano do ensino fundamental I. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa para explorar os conhecimentos prévios sobre a temática e sobre a utilização das TICs. As turmas foram divididas em duplas e estas exploraram a temática por meio de pesquisas direcionadas na internet para a seleção de materiais que possibilitassem a elaboração e digitalização de textos informativos e ilustrações através dos softwares Word e Paint, respectivamente. Também foram elaboradas as etapas do ciclo de vida do mosquito utilizando-se do recurso massa de modelar, enfatizando a importância do combate nas fases larvais e aladas. Posteriormente foi realizada a divulgação e socialização do conhecimento e um mutirão para retirada de possíveis criadouros do mosquito. Verificamos que a temática por ser algo presente no cotidiano dos discentes e por ser vivenciada por eles, possibilitou um maior interesse, e sensibilizou os mesmos quanto à problemática em questão, despertando-os para uma conscientização de forma mais crítica evidenciado em ações para redução da incidência e frequência do mosquito vetor. A utilização das tecnologias da informação e comunicação tornaram as aulas mais dinâmicas, possibilitaram uma melhor contextualização e atualização dos conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "AEDES AEGYPTI, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA2_ID3951_23102016174527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES"
    "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23331
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 936
    "inscrito_id" => 3951
    "titulo" => "UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI"
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade escolar da necessidade de combater o crescimento populacional do mosquito Aedes aegypti através da utilização de ferramentas de tecnológicas e da comunicação (TICs). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. A temática foi trabalhada com turmas do 5º ano do ensino fundamental I. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa para explorar os conhecimentos prévios sobre a temática e sobre a utilização das TICs. As turmas foram divididas em duplas e estas exploraram a temática por meio de pesquisas direcionadas na internet para a seleção de materiais que possibilitassem a elaboração e digitalização de textos informativos e ilustrações através dos softwares Word e Paint, respectivamente. Também foram elaboradas as etapas do ciclo de vida do mosquito utilizando-se do recurso massa de modelar, enfatizando a importância do combate nas fases larvais e aladas. Posteriormente foi realizada a divulgação e socialização do conhecimento e um mutirão para retirada de possíveis criadouros do mosquito. Verificamos que a temática por ser algo presente no cotidiano dos discentes e por ser vivenciada por eles, possibilitou um maior interesse, e sensibilizou os mesmos quanto à problemática em questão, despertando-os para uma conscientização de forma mais crítica evidenciado em ações para redução da incidência e frequência do mosquito vetor. A utilização das tecnologias da informação e comunicação tornaram as aulas mais dinâmicas, possibilitaram uma melhor contextualização e atualização dos conhecimentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "AEDES AEGYPTI, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA2_ID3951_23102016174527.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES"
    "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade escolar da necessidade de combater o crescimento populacional do mosquito Aedes aegypti através da utilização de ferramentas de tecnológicas e da comunicação (TICs). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. A temática foi trabalhada com turmas do 5º ano do ensino fundamental I. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa para explorar os conhecimentos prévios sobre a temática e sobre a utilização das TICs. As turmas foram divididas em duplas e estas exploraram a temática por meio de pesquisas direcionadas na internet para a seleção de materiais que possibilitassem a elaboração e digitalização de textos informativos e ilustrações através dos softwares Word e Paint, respectivamente. Também foram elaboradas as etapas do ciclo de vida do mosquito utilizando-se do recurso massa de modelar, enfatizando a importância do combate nas fases larvais e aladas. Posteriormente foi realizada a divulgação e socialização do conhecimento e um mutirão para retirada de possíveis criadouros do mosquito. Verificamos que a temática por ser algo presente no cotidiano dos discentes e por ser vivenciada por eles, possibilitou um maior interesse, e sensibilizou os mesmos quanto à problemática em questão, despertando-os para uma conscientização de forma mais crítica evidenciado em ações para redução da incidência e frequência do mosquito vetor. A utilização das tecnologias da informação e comunicação tornaram as aulas mais dinâmicas, possibilitaram uma melhor contextualização e atualização dos conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.