UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23331 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 936 "inscrito_id" => 3951 "titulo" => "UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade escolar da necessidade de combater o crescimento populacional do mosquito Aedes aegypti através da utilização de ferramentas de tecnológicas e da comunicação (TICs). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. A temática foi trabalhada com turmas do 5º ano do ensino fundamental I. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa para explorar os conhecimentos prévios sobre a temática e sobre a utilização das TICs. As turmas foram divididas em duplas e estas exploraram a temática por meio de pesquisas direcionadas na internet para a seleção de materiais que possibilitassem a elaboração e digitalização de textos informativos e ilustrações através dos softwares Word e Paint, respectivamente. Também foram elaboradas as etapas do ciclo de vida do mosquito utilizando-se do recurso massa de modelar, enfatizando a importância do combate nas fases larvais e aladas. Posteriormente foi realizada a divulgação e socialização do conhecimento e um mutirão para retirada de possíveis criadouros do mosquito. Verificamos que a temática por ser algo presente no cotidiano dos discentes e por ser vivenciada por eles, possibilitou um maior interesse, e sensibilizou os mesmos quanto à problemática em questão, despertando-os para uma conscientização de forma mais crítica evidenciado em ações para redução da incidência e frequência do mosquito vetor. A utilização das tecnologias da informação e comunicação tornaram as aulas mais dinâmicas, possibilitaram uma melhor contextualização e atualização dos conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "AEDES AEGYPTI, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA2_ID3951_23102016174527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES" "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23331 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 936 "inscrito_id" => 3951 "titulo" => "UTILIZANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos e comunidade escolar da necessidade de combater o crescimento populacional do mosquito Aedes aegypti através da utilização de ferramentas de tecnológicas e da comunicação (TICs). As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal Professor Bernardo do Nascimento, Natal – RN. A temática foi trabalhada com turmas do 5º ano do ensino fundamental I. Inicialmente foi realizada uma roda de conversa para explorar os conhecimentos prévios sobre a temática e sobre a utilização das TICs. As turmas foram divididas em duplas e estas exploraram a temática por meio de pesquisas direcionadas na internet para a seleção de materiais que possibilitassem a elaboração e digitalização de textos informativos e ilustrações através dos softwares Word e Paint, respectivamente. Também foram elaboradas as etapas do ciclo de vida do mosquito utilizando-se do recurso massa de modelar, enfatizando a importância do combate nas fases larvais e aladas. Posteriormente foi realizada a divulgação e socialização do conhecimento e um mutirão para retirada de possíveis criadouros do mosquito. Verificamos que a temática por ser algo presente no cotidiano dos discentes e por ser vivenciada por eles, possibilitou um maior interesse, e sensibilizou os mesmos quanto à problemática em questão, despertando-os para uma conscientização de forma mais crítica evidenciado em ações para redução da incidência e frequência do mosquito vetor. A utilização das tecnologias da informação e comunicação tornaram as aulas mais dinâmicas, possibilitaram uma melhor contextualização e atualização dos conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "AEDES AEGYPTI, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO FUNDAMENTAL I" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA2_ID3951_23102016174527.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "CARMEMFERNANDES" "autor_email" => "cacadrf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIFACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }