Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS DE ENSINO DE LIBRAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE AREIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE LIBRAS, INCLUSÃO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A inclusão é um marco importantíssimo para a educação especial no mundo todo. O ensino e a difusão da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) deve ser feito de forma ampla, atingindo um público mais diverso possível. Para as crianças o ensino de LIBRAS é somador na aprendizagem, pois possibilita o aprendizado de uma língua nova e contribui para a inclusão de pessoas com necessidades especiais. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa em andamento e tem como objetivo ensinar e avaliar os resultados do ensino de LIBRAS para alunos do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Areia, buscando compreender sobre a importância da LIBRAS para a aceitação da diversidade humana. Os participantes dessa pesquisa são 40 alunos da referida escola, sendo 25 alunos do 4° ano e 15 alunos do 5° ambos do ensino fundamental I. A pesquisa se caracteriza por pesquisa-ação que em tem o ensino de LIBRAS a partir de aulas dialogadas e interativas com o uso constante de materiais impressos e visuais. O ensino de LIBRAS no ensino fundamental tem o propósito de levar o aluno à percepção sobre a interação social com pessoas surdas, além de aprimorar práticas cognitivas e de inclusão social. A partir das atividades desenvolvidas observamos - que mesmo estipulada a Lei N° 10.436/2002 sobre o uso e a difusão da LIBRAS - o ensino desta língua ainda precisa ser mais efetivo para que ocorra sua ampliação e difusão. Pode-se observar também que os alunos não possuíam nenhum conhecimento sobre LIBRAS, o primeiro contato das turmas foi a partir do desenvolvimento de nossas atividades de ensino. Optamos por utilizar práticas de ensino flexíveis para se adequar o nível cognitivo da turma, investigando a capacidade de memorização de vocabulário contextualizado e a prática da língua, pois entendemos que o ensino dela pode melhorar a aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento do educando com ou sem surdez.

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