A Escola, atualmente, consolida-se como ambiente propício ao desenvolvimento econômico através da educação. Para isto, faz-se necessário que este cenário seja palco de inclusão social para todos (as). Partindo disto, a gestão educacional busca evidenciar seu papel de indicador de efetivação de políticas para o campo inclusivo, por isso a Educação de Jovens e Adultos constitui-se como construção de práticas pedagógicas para a participação social e da constituição de uma nova consciência para os profissionais, em especial os que compõem a área de educação. O referido trabalho utilizou a pesquisa do tipo exploratório-qualitativa e bibliográfica/documental. Consideramos as dificuldades e avanços adquiridos pelos envolvidos no processo educacional, salientando que esta é uma visão pedagógica pertencente a um campo de conhecimento em permanente mudança vinculada a EJA. Neste percurso, assumimos como principais objetivos: a) Propiciar conhecimento teórico acerca da inclusão educacional frente as concepção de gestão escolar; b) Focalizar o ensino enquanto inclusão educacional acerca da EJA. Foram consultados livros sobre políticas públicas, Gestão e Educação Inclusiva, documentos como LDB, a Constituição Federal e a Declaração dos Direitos Humanos, com vistas a analisar o planejamento de propostas pedagógicas de trabalho, para a fundamentação teórica foram estudados autores como: Freire (1996), Gadotti (2006), Machado (1998) e Luck (2012). Sendo assim, através das leituras teóricas buscou-se fazer uma análise reflexiva dos resultados obtidos frente as reflexões evidenciadas pelas autoras do presente artigo. O trabalho foi desenvolvido a partir de discussões acadêmicas visando a aquisição do saber escolar inclusivo e a efetivação dos direitos humanos.