Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ESCOLA E O AUTISMO, UTILIZAÇÃO TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL : RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL, AUTISMO Pôster (PO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22540
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 453
    "inscrito_id" => 2157
    "titulo" => "A ESCOLA E O AUTISMO, UTILIZAÇÃO TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL : RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta o olhar  sobre melhoria qualidade de vida e bem estar social de um autista do aluno da rede municipal de ensino ,que estar sendo submetido a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O objetivo é compreender como ocorre o desenvolvimento desta criança  com o transtorno dentro do processo da terapia cognitivo-comportamental e escolarização ; identificar ações terapêuticas com o uso de técnicas específicas utilizadas durante o decorrer processo pedagógico de escolarização , voltado para esse transtorno. Apontar mudanças e definições descritas por diversos teóricos, a partir dos estudos bibliográficos, até chegar à atualidade na qual, muitos teóricos vinculam o tratamento do autismo a uma intervenção eficaz dentro da abordagem cognitiva comportamental. Para o desenvolvimento do artigo foi utilizada metodologia de um relato de experiência com objetivo de compreender a visão da Terapia Cognitivo-Comportamental em educando autista, por ser uma área de constantes discussões, e apontar técnicas terapêuticas utilizadas no decorrer dos anos voltadas para o tratamento deste transtorno. Este artigo trata-se de um relato de experiência Na perspectiva de documentar os diferentes momentos de intervenção de um cuidador e estagiários no atendimento de crianças especiais com autismo , ampliando a apreensão das informações a serem recolhidas para validade das discussões. Para tanto para elaboração deste trabalho houve a obtenção de dados de planos de trabalho, relatório de atividade, planos de aula , pautas de reunião e planejamento do estagio não obrigatório formal realizado na Escola Manoel Francisco  Motta, contemplados pelo Programa de atendimento especializado escolar com objetivo principal de Fomentar a analise critica e reflexiva sobre a formação e atuação cuidador com intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental ."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL, AUTISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID2157_14092016101247.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON FAGNER DE QUEIROZ MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "RAMON FAGNER"
    "autor_email" => "pro.ram.fag@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22540
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 453
    "inscrito_id" => 2157
    "titulo" => "A ESCOLA E O AUTISMO, UTILIZAÇÃO TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL : RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta o olhar  sobre melhoria qualidade de vida e bem estar social de um autista do aluno da rede municipal de ensino ,que estar sendo submetido a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O objetivo é compreender como ocorre o desenvolvimento desta criança  com o transtorno dentro do processo da terapia cognitivo-comportamental e escolarização ; identificar ações terapêuticas com o uso de técnicas específicas utilizadas durante o decorrer processo pedagógico de escolarização , voltado para esse transtorno. Apontar mudanças e definições descritas por diversos teóricos, a partir dos estudos bibliográficos, até chegar à atualidade na qual, muitos teóricos vinculam o tratamento do autismo a uma intervenção eficaz dentro da abordagem cognitiva comportamental. Para o desenvolvimento do artigo foi utilizada metodologia de um relato de experiência com objetivo de compreender a visão da Terapia Cognitivo-Comportamental em educando autista, por ser uma área de constantes discussões, e apontar técnicas terapêuticas utilizadas no decorrer dos anos voltadas para o tratamento deste transtorno. Este artigo trata-se de um relato de experiência Na perspectiva de documentar os diferentes momentos de intervenção de um cuidador e estagiários no atendimento de crianças especiais com autismo , ampliando a apreensão das informações a serem recolhidas para validade das discussões. Para tanto para elaboração deste trabalho houve a obtenção de dados de planos de trabalho, relatório de atividade, planos de aula , pautas de reunião e planejamento do estagio não obrigatório formal realizado na Escola Manoel Francisco  Motta, contemplados pelo Programa de atendimento especializado escolar com objetivo principal de Fomentar a analise critica e reflexiva sobre a formação e atuação cuidador com intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental ."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL, AUTISMO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA5_ID2157_14092016101247.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAMON FAGNER DE QUEIROZ MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "RAMON FAGNER"
    "autor_email" => "pro.ram.fag@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo apresenta o olhar sobre melhoria qualidade de vida e bem estar social de um autista do aluno da rede municipal de ensino ,que estar sendo submetido a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O objetivo é compreender como ocorre o desenvolvimento desta criança com o transtorno dentro do processo da terapia cognitivo-comportamental e escolarização ; identificar ações terapêuticas com o uso de técnicas específicas utilizadas durante o decorrer processo pedagógico de escolarização , voltado para esse transtorno. Apontar mudanças e definições descritas por diversos teóricos, a partir dos estudos bibliográficos, até chegar à atualidade na qual, muitos teóricos vinculam o tratamento do autismo a uma intervenção eficaz dentro da abordagem cognitiva comportamental. Para o desenvolvimento do artigo foi utilizada metodologia de um relato de experiência com objetivo de compreender a visão da Terapia Cognitivo-Comportamental em educando autista, por ser uma área de constantes discussões, e apontar técnicas terapêuticas utilizadas no decorrer dos anos voltadas para o tratamento deste transtorno. Este artigo trata-se de um relato de experiência Na perspectiva de documentar os diferentes momentos de intervenção de um cuidador e estagiários no atendimento de crianças especiais com autismo , ampliando a apreensão das informações a serem recolhidas para validade das discussões. Para tanto para elaboração deste trabalho houve a obtenção de dados de planos de trabalho, relatório de atividade, planos de aula , pautas de reunião e planejamento do estagio não obrigatório formal realizado na Escola Manoel Francisco Motta, contemplados pelo Programa de atendimento especializado escolar com objetivo principal de Fomentar a analise critica e reflexiva sobre a formação e atuação cuidador com intervenções da Terapia Cognitivo-Comportamental .

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Katia Ap de Lima Ribeiro

    Gostaria de ler o artigo sobre autismo

    06/04/2022 15:05:42
  • Katia Ap de Lima Ribeiro

    Gostaria de ler o artigo sobre autismo

    06/04/2022 15:05:41
  • Katia Ap de Lima Ribeiro

    Gostaria de ler o artigo sobre autismo

    06/04/2022 15:05:38

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.