UM OLHAR SOBRE A CULTURA NEGRA E/OU LIVROS DIDÁTICOS COMO TEXTOS CURRICULARES NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ANPED
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23312 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 716 "inscrito_id" => 2559 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A CULTURA NEGRA E/OU LIVROS DIDÁTICOS COMO TEXTOS CURRICULARES NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ANPED" "resumo" => "Este artigo é fruto do recorte de discussões presentes da monografia intitulada: As Representações das Culturas Negras nos livros didáticos da Coleção do PNLD/Campo Projeto Buriti Multidisciplinar 2013: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais. Para tanto, neste artigo utilizamos o recorte da discussão sobre os objetos: Cultura Negra e/ou Livros Didáticos como Textos Curriculares nas Produções Científicas publicadas na plataforma da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. A escolha por esta plataforma de publicação se deu pela possibilidade de visualizarmos as produções que circulam nacionalmente no campo educacional. Essa busca teve como recorte temporal os anos de 2013 e 2015 que correspondeu ás 36ª e 37ª reunião. Tomamos como fontes de análises as comunicações orais de dois grupos de trabalhos: GT (12): Currículo; e GT (21): Educação das Relações Étnico-Raciais. Ressaltamos que o recorte temporal justifica-se tendo em vista as publicações após dez anos da promulgação da Lei nº 10.639/03. Para tanto objetivamos a) apresentar o levantamento e análise das pesquisas produzidas no cenário nacional sobre os descritores Cultura Negra e/ou Livros Didáticos como Textos Curriculares; e b) compreender e apresentar as principais discussões travadas em cada artigo encontrado no referido recorte temporal. A metodologia adotada corresponde à perspectiva teórica-metodológica travada no decorrer da apresentação dos principais elementos encontrados em cada trabalho, em cada pesquisa. Para tanto, utilizamos as fases dos procedimentos seguindo a lógica Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1999), que ocorre em três fases: 1) Pré-análise; 2) Exploração do Material e 3) Tratamento e Inferências. Os resultados apontam que mesmo sendo evidenciadas produções científicas com os descritores selecionados neste trabalho, ficou nítida a presença de silenciamento no campo educacional sobre Cultura Negra e/ou livros didáticos como textos curriculares" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "CULTURA NEGRA, LIVRO DIDÁTICO, CURRÍCULO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID2559_13102016170556.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA IVENI" "autor_email" => "ivenilima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23312 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 716 "inscrito_id" => 2559 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A CULTURA NEGRA E/OU LIVROS DIDÁTICOS COMO TEXTOS CURRICULARES NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA ANPED" "resumo" => "Este artigo é fruto do recorte de discussões presentes da monografia intitulada: As Representações das Culturas Negras nos livros didáticos da Coleção do PNLD/Campo Projeto Buriti Multidisciplinar 2013: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais. Para tanto, neste artigo utilizamos o recorte da discussão sobre os objetos: Cultura Negra e/ou Livros Didáticos como Textos Curriculares nas Produções Científicas publicadas na plataforma da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. A escolha por esta plataforma de publicação se deu pela possibilidade de visualizarmos as produções que circulam nacionalmente no campo educacional. Essa busca teve como recorte temporal os anos de 2013 e 2015 que correspondeu ás 36ª e 37ª reunião. Tomamos como fontes de análises as comunicações orais de dois grupos de trabalhos: GT (12): Currículo; e GT (21): Educação das Relações Étnico-Raciais. Ressaltamos que o recorte temporal justifica-se tendo em vista as publicações após dez anos da promulgação da Lei nº 10.639/03. Para tanto objetivamos a) apresentar o levantamento e análise das pesquisas produzidas no cenário nacional sobre os descritores Cultura Negra e/ou Livros Didáticos como Textos Curriculares; e b) compreender e apresentar as principais discussões travadas em cada artigo encontrado no referido recorte temporal. A metodologia adotada corresponde à perspectiva teórica-metodológica travada no decorrer da apresentação dos principais elementos encontrados em cada trabalho, em cada pesquisa. Para tanto, utilizamos as fases dos procedimentos seguindo a lógica Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1999), que ocorre em três fases: 1) Pré-análise; 2) Exploração do Material e 3) Tratamento e Inferências. Os resultados apontam que mesmo sendo evidenciadas produções científicas com os descritores selecionados neste trabalho, ficou nítida a presença de silenciamento no campo educacional sobre Cultura Negra e/ou livros didáticos como textos curriculares" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-03 - CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "CULTURA NEGRA, LIVRO DIDÁTICO, CURRÍCULO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA3_ID2559_13102016170556.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IVENI DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA IVENI" "autor_email" => "ivenilima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }