Este artigo é fruto do recorte de discussões presentes da monografia intitulada: As Representações das Culturas Negras nos livros didáticos da Coleção do PNLD/Campo Projeto Buriti Multidisciplinar 2013: um olhar através dos Estudos Pós-Coloniais. Para tanto, neste artigo utilizamos o recorte da discussão sobre os objetos: Cultura Negra e/ou Livros Didáticos como Textos Curriculares nas Produções Científicas publicadas na plataforma da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPED. A escolha por esta plataforma de publicação se deu pela possibilidade de visualizarmos as produções que circulam nacionalmente no campo educacional. Essa busca teve como recorte temporal os anos de 2013 e 2015 que correspondeu ás 36ª e 37ª reunião. Tomamos como fontes de análises as comunicações orais de dois grupos de trabalhos: GT (12): Currículo; e GT (21): Educação das Relações Étnico-Raciais. Ressaltamos que o recorte temporal justifica-se tendo em vista as publicações após dez anos da promulgação da Lei nº 10.639/03. Para tanto objetivamos a) apresentar o levantamento e análise das pesquisas produzidas no cenário nacional sobre os descritores Cultura Negra e/ou Livros Didáticos como Textos Curriculares; e b) compreender e apresentar as principais discussões travadas em cada artigo encontrado no referido recorte temporal. A metodologia adotada corresponde à perspectiva teórica-metodológica travada no decorrer da apresentação dos principais elementos encontrados em cada trabalho, em cada pesquisa. Para tanto, utilizamos as fases dos procedimentos seguindo a lógica Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977; VALA, 1999), que ocorre em três fases: 1) Pré-análise; 2) Exploração do Material e 3) Tratamento e Inferências. Os resultados apontam que mesmo sendo evidenciadas produções científicas com os descritores selecionados neste trabalho, ficou nítida a presença de silenciamento no campo educacional sobre Cultura Negra e/ou livros didáticos como textos curriculares