RESUMO
O presente artigo intitulado: AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: E A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, onde é possível a partir da pesquisa retratar que a prática do brincar é, hoje, prioridade de algumas instituições de Educação Infantil, a qual atualmente se configura como lei. Com o objetivo de auxiliar os educadores em seu trabalho, isso é evidenciado não só pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI, mas por estudiosos como GOBBATO (2013), COUTINHO (2013), PESTALOZZI (2005) e por documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Objetivando refletir a prática de pedagogos na Educação Infantil e sua relação com às atividades lúdicas identificando como os mesmos estabelecem e conduzem esta metodologia com seus alunos, atrelado ao objetivo geral têm como específicos, perceber a importância do lúdico por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras; A contribuição para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças; Bem como também o papel do professor diante dessa metodologia. A pesquisa fundamenta-se em alguns autores como FORTUNA (2013), PIAGET (1978), OLIVEIRA (2005), e demais que discutem a temática. Os instrumentos utilizados para a metodologia e o desenvolvimento do mesmo foram embasados em uma pesquisa qualitativa alicerçada por meio de um questionário, aplicado com duas professoras de uma UEI: Unidade de Educação Infantil. Onde se percebe a partir dos resultados que existe uma aceitação favorável ao uso da ludicidade na Educação Infantil, estimulando o conhecimento de forma prazerosa e divertida.