Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, , LÚDICO, , METODOLOGIA INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22695
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 567
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O presente artigo intitulado: AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: E A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, onde é possível a partir da pesquisa retratar que a prática do brincar é, hoje, prioridade de algumas instituições de Educação Infantil, a qual atualmente se configura como lei. Com o objetivo de auxiliar os educadores em seu trabalho, isso é evidenciado não só pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI, mas por estudiosos como GOBBATO (2013), COUTINHO (2013), PESTALOZZI (2005) e por documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Objetivando refletir a prática de pedagogos na Educação Infantil e sua relação com às atividades lúdicas identificando como os mesmos estabelecem e conduzem esta metodologia com seus alunos, atrelado ao objetivo geral têm como específicos, perceber a importância do lúdico por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras; A contribuição para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças; Bem como também o papel do professor diante dessa metodologia. A pesquisa fundamenta-se em alguns autores como FORTUNA (2013), PIAGET (1978), OLIVEIRA (2005), e demais que discutem a temática. Os instrumentos utilizados para a metodologia e o desenvolvimento do mesmo foram embasados em uma pesquisa qualitativa alicerçada por meio de um questionário, aplicado com duas professoras de uma UEI: Unidade de Educação Infantil. Onde se percebe a partir dos resultados que existe uma aceitação favorável ao uso da ludicidade na Educação Infantil, estimulando o conhecimento de forma prazerosa e divertida.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL,, LÚDICO,, METODOLOGIA INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID567_30092016165739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNÓLIA  MARIA OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNÓLIA COSTA"
    "autor_email" => "magnoliamarinho@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE -UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22695
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 505
    "inscrito_id" => 567
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O presente artigo intitulado: AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: E A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, onde é possível a partir da pesquisa retratar que a prática do brincar é, hoje, prioridade de algumas instituições de Educação Infantil, a qual atualmente se configura como lei. Com o objetivo de auxiliar os educadores em seu trabalho, isso é evidenciado não só pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI, mas por estudiosos como GOBBATO (2013), COUTINHO (2013), PESTALOZZI (2005) e por documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Objetivando refletir a prática de pedagogos na Educação Infantil e sua relação com às atividades lúdicas identificando como os mesmos estabelecem e conduzem esta metodologia com seus alunos, atrelado ao objetivo geral têm como específicos, perceber a importância do lúdico por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras; A contribuição para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças; Bem como também o papel do professor diante dessa metodologia. A pesquisa fundamenta-se em alguns autores como FORTUNA (2013), PIAGET (1978), OLIVEIRA (2005), e demais que discutem a temática. Os instrumentos utilizados para a metodologia e o desenvolvimento do mesmo foram embasados em uma pesquisa qualitativa alicerçada por meio de um questionário, aplicado com duas professoras de uma UEI: Unidade de Educação Infantil. Onde se percebe a partir dos resultados que existe uma aceitação favorável ao uso da ludicidade na Educação Infantil, estimulando o conhecimento de forma prazerosa e divertida.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL,, LÚDICO,, METODOLOGIA INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA5_ID567_30092016165739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNÓLIA  MARIA OLIVEIRA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAGNÓLIA COSTA"
    "autor_email" => "magnoliamarinho@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE -UERN "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

RESUMO O presente artigo intitulado: AS CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: E A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PEDAGOGO, onde é possível a partir da pesquisa retratar que a prática do brincar é, hoje, prioridade de algumas instituições de Educação Infantil, a qual atualmente se configura como lei. Com o objetivo de auxiliar os educadores em seu trabalho, isso é evidenciado não só pelo Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI, mas por estudiosos como GOBBATO (2013), COUTINHO (2013), PESTALOZZI (2005) e por documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Objetivando refletir a prática de pedagogos na Educação Infantil e sua relação com às atividades lúdicas identificando como os mesmos estabelecem e conduzem esta metodologia com seus alunos, atrelado ao objetivo geral têm como específicos, perceber a importância do lúdico por meio dos jogos, brinquedos e brincadeiras; A contribuição para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças; Bem como também o papel do professor diante dessa metodologia. A pesquisa fundamenta-se em alguns autores como FORTUNA (2013), PIAGET (1978), OLIVEIRA (2005), e demais que discutem a temática. Os instrumentos utilizados para a metodologia e o desenvolvimento do mesmo foram embasados em uma pesquisa qualitativa alicerçada por meio de um questionário, aplicado com duas professoras de uma UEI: Unidade de Educação Infantil. Onde se percebe a partir dos resultados que existe uma aceitação favorável ao uso da ludicidade na Educação Infantil, estimulando o conhecimento de forma prazerosa e divertida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.