Esse Relato de Experiência objetiva analisar a efetivação do direito das pessoas surdas à educação profissional e Esse Relato de Experiência objetiva analisar a efetivação do direito das pessoas surdas à educação profissional e tecnológica tomando-se como referência o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco. A partir da experiência de inclusão de pessoas surdas no Campus Pesqueira vem sendo construído um diagnóstico sobre as condições de acessibilidade e permanência na instituição a fim de proporcionar o debate e a reflexão em torno da educação dos surdos e as atuais condições de inclusão de pessoas com deficiência na Rede Federal de educação. Após a entrada do primeiro aluno surdo no referido campus, foi necessário que fossem tomadas medidas para a que esse estudante pudesse participar de todas as atividades acadêmicas. Assim, foram promovidos cursos de formação em Libras para os alunos, professores, técnicos e comunidade externar. Além disso, a gestão do campus enfrentou o desafio de providenciar um intérprete de Libras para acompanhar o aluno durante as atividades escolares. Todo esse trabalho culminou na recente formatura do estudante no curso técnico em edificações. Por fim, esse relato pretende estimular a reflexão acerca das necessidades dos surdos no processo educativo, proporcionando um melhoramento das pratica inclusivas na rede federal de educação profissional técnica e tecnológica. O desafio da prática da Educação inclusiva é constante e vai além do acesso à escolarização formal, perpassando das barreiras inconscientes em relação à pessoa com deficiência, a partir da compreensão de que cada sujeito é único e que sua autonomia deve ser respeitada, a efetivação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.