Garantir a integração de pessoas surdas à prática do Jiu-Jitsu, e sua inclusão na prática do esporte é função do professor de educação física na escola. Este relato busca descrever a implementação do projeto da arte marcial e inclusão social na escola por meio produção de um vídeo com as técnicas do Jiu-Jitsu em LIBRAS, realizado nas dependências do Instituto Federal de Ciências, Tecnologia da Paraíba – Campus Campina Grande, de modo a solucionar um problema surgido no ambiente educacional. Sendo assim, a partir do processo de fabricação de material didático da modalidade esportiva com atuação ativa de alunos surdos e ouvintes, além do professor e intérprete de LIBRAS, utilizando-se da metodologia da pesquisa-ação. O convívio e a troca de experiências entre o docente e discentes surdo e ouvinte, bem como intérpretes em LIBRAS, resultou num projeto mais coeso visto que, os diversos pontos de vistas foram debatidos e reduzidos a uma opinião comum a todos. Deste modo, diversos sinais representando as posições básicas e principais técnicas da luta foram produzidos. Em seguida houve a experiência com a pré-produção do vídeo educativo com as técnicas e o desenho dos sinais em LIBRAS, momento de contato com os participantes e seleção das técnicas do Jiu-Jitsu que irão compor o vídeo e revisados os conteúdos teóricos e práticos do Jiu-Jitsu importantes de serem abordados, e a busca pela divulgação do projeto por meio de congressos com enfoque na área. Por fim, conclui-se que a implementação de um projeto de inclusão social por meio da arte marcial, é apresentado como uma importante ferramenta comunicação entre professor e alunos, e que pode ser entendida como uma inovação tecnológica para o método de ensino e aprendizagem para discentes com necessidades especiais. De igual modo, é vislumbrada que esta iniciativa irá minimizar as dificuldades encontradas ao se propor a prática do Jiu-Jitsu na escola. Com resultado de criar as condições para que os alunos auditivos possam contribuir para a concepção de recursos didáticos adaptados às suas necessidades, possibilitando autonomia, comunicação e desenvolvimento nas áreas cognitivas, motoras, e emocionais.