Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A INCLUSÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO CERES/UFRN

Palavra-chaves: DOCUMENTOS INTITUCIONAIS, INCLUSÃO NAS IES, AÇÕES DESENVOLVIDAS Pôster (PO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22577
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1040
    "inscrito_id" => 3453
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO CERES/UFRN"
    "resumo" => "As discussões a respeito da inclusão de pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) são mais recentes, isso acontece, pois até bem pouco tempo atrás uma pessoa com deficiência era concebida como alguém incapaz de realizar um curso de nível superior. Nessa perspectiva, nosso estudo se propõe a investigar as ações que estão sendo desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no processo de inclusão de estudantes que apresentam deficiência nos cursos de graduação nos campis de Currais Novos e Caicó, especificamente no processo de ingresso e permanência de qualidade desses durante o curso. Em um levantamento realizado junto às coordenações dos cursos das unidades acadêmicas, constatamos que os campis possuem 16 graduandos com deficiências. Para a consolidação do estudo proposto, primeiro realizaremos uma pesquisa documental, objetivando conhecer os documentos legais existentes na Universidade que descrevem e asseguram os direitos que os estudantes com deficiência possuem e, em seguida, faremos uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentais escolhidos para a construção dos dados serão o questionário (construído com perguntas abertas e fechadas) e a entrevista semiestruturada, dependendo nessas circunstâncias da disponibilidade dos participantes da pesquisa em responder um ou outro. Esses instrumentos serão aplicados aos coordenadores dos cursos, professores e estudantes que apresentam deficiência. O cenário da pesquisa será a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campis de Currais Novos e Caicó. Consideramos a pesquisa relevante, pois o desenvolvimento de tal investigação poderá trazer contribuições significativas aos campis, e consequentemente aos colaboradores da pesquisa. Além disso, essa investigação também poderá instigar a inserção de disciplinas educacionais nos cursos de graduação que abordem conteúdos relacionados à temática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "DOCUMENTOS INTITUCIONAIS, INCLUSÃO NAS IES, AÇÕES DESENVOLVIDAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA6_ID3453_23102016231750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÁRIA MARIA RIBEIRO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JÁRIA MEDEIROS "
    "autor_email" => "jaria-maria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22577
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 1040
    "inscrito_id" => 3453
    "titulo" => "A INCLUSÃO DE ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO CERES/UFRN"
    "resumo" => "As discussões a respeito da inclusão de pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) são mais recentes, isso acontece, pois até bem pouco tempo atrás uma pessoa com deficiência era concebida como alguém incapaz de realizar um curso de nível superior. Nessa perspectiva, nosso estudo se propõe a investigar as ações que estão sendo desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no processo de inclusão de estudantes que apresentam deficiência nos cursos de graduação nos campis de Currais Novos e Caicó, especificamente no processo de ingresso e permanência de qualidade desses durante o curso. Em um levantamento realizado junto às coordenações dos cursos das unidades acadêmicas, constatamos que os campis possuem 16 graduandos com deficiências. Para a consolidação do estudo proposto, primeiro realizaremos uma pesquisa documental, objetivando conhecer os documentos legais existentes na Universidade que descrevem e asseguram os direitos que os estudantes com deficiência possuem e, em seguida, faremos uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentais escolhidos para a construção dos dados serão o questionário (construído com perguntas abertas e fechadas) e a entrevista semiestruturada, dependendo nessas circunstâncias da disponibilidade dos participantes da pesquisa em responder um ou outro. Esses instrumentos serão aplicados aos coordenadores dos cursos, professores e estudantes que apresentam deficiência. O cenário da pesquisa será a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campis de Currais Novos e Caicó. Consideramos a pesquisa relevante, pois o desenvolvimento de tal investigação poderá trazer contribuições significativas aos campis, e consequentemente aos colaboradores da pesquisa. Além disso, essa investigação também poderá instigar a inserção de disciplinas educacionais nos cursos de graduação que abordem conteúdos relacionados à temática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL"
    "palavra_chave" => "DOCUMENTOS INTITUCIONAIS, INCLUSÃO NAS IES, AÇÕES DESENVOLVIDAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA6_ID3453_23102016231750.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÁRIA MARIA RIBEIRO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "JÁRIA MEDEIROS "
    "autor_email" => "jaria-maria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

As discussões a respeito da inclusão de pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) são mais recentes, isso acontece, pois até bem pouco tempo atrás uma pessoa com deficiência era concebida como alguém incapaz de realizar um curso de nível superior. Nessa perspectiva, nosso estudo se propõe a investigar as ações que estão sendo desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no processo de inclusão de estudantes que apresentam deficiência nos cursos de graduação nos campis de Currais Novos e Caicó, especificamente no processo de ingresso e permanência de qualidade desses durante o curso. Em um levantamento realizado junto às coordenações dos cursos das unidades acadêmicas, constatamos que os campis possuem 16 graduandos com deficiências. Para a consolidação do estudo proposto, primeiro realizaremos uma pesquisa documental, objetivando conhecer os documentos legais existentes na Universidade que descrevem e asseguram os direitos que os estudantes com deficiência possuem e, em seguida, faremos uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa. Os instrumentais escolhidos para a construção dos dados serão o questionário (construído com perguntas abertas e fechadas) e a entrevista semiestruturada, dependendo nessas circunstâncias da disponibilidade dos participantes da pesquisa em responder um ou outro. Esses instrumentos serão aplicados aos coordenadores dos cursos, professores e estudantes que apresentam deficiência. O cenário da pesquisa será a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campis de Currais Novos e Caicó. Consideramos a pesquisa relevante, pois o desenvolvimento de tal investigação poderá trazer contribuições significativas aos campis, e consequentemente aos colaboradores da pesquisa. Além disso, essa investigação também poderá instigar a inserção de disciplinas educacionais nos cursos de graduação que abordem conteúdos relacionados à temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.