Apesar das legislações que visam garantir a inclusão de educandos com deficiência, observa-se que na prática muitos ainda têm dificuldades de acesso aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Isso pode ser reflexo, dentre outras coisas, da falta de materiais didáticos adaptados as suas necessidades e do despreparo de alguns professores. Neste trabalho, descreve-se uma proposta de elaboração de um material didático sobre chuva ácida numa perspectiva inclusiva. A adaptação do material didático foi resultado da parceria entre a professora de Química e dos profissionais da sala de recursos de uma escola estadual localizada no município de Linhares-ES. Foram confeccionados dois artefatos com informações em Língua Portuguesa, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e em Braile. O material foi utilizado com alunos na 3ª série do ensino médio, como forma de revisão de conteúdo chuva ácida e foi acompanhado por um debate sobre a formação e consequências da chuva ácida em espaços urbanos, na agricultura e no meio ambiente. Observou-se, pelos depoimentos dos alunos, que o debate possibilitou a ampliação do conhecimento e uma mudança de postura dos mesmos frente a essa temática. Percebe-se ainda a importância dos materiais adaptados para que alunos surdos tenham acesso aos conteúdos trabalhados em sala. A adaptação possibilitou certa independência dos alunos e contribuiu para a socialização dos mesmos. Com este trabalho esperamos demostrar possibilidades de confecção de materiais adaptados simples, mas capazes de atender as necessidades dos educandos.