Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA ÉTINICO-RACIAL

Palavra-chaves: CURRÍCULO, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS Comunicação Oral (CO) GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 23090
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 795
    "inscrito_id" => 2345
    "titulo" => "O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA ÉTINICO-RACIAL"
    "resumo" => "Diante de um cenário educacional diverso, complexo e de relações culturais hibridas, torna-se oportuna a discussão em torno do currículo multiculturais, pensado a partir das questões étnico-raciais. Neste sentido, indagamos como podemos perceber a construção curricular nos cursos de licenciaturas das universidades públicas de Campina Grande sobre a perspectiva étnico-racial? A partir da questão norteadora, apresentamos o seguinte objetivo, analisar como a temática étnico-racial é trabalhada na formação inicial docente, no contexto dos cursos de licenciaturas da área de ciências humanas, das universidades públicas de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica proposta neste artigo, configura-se em andamento e apresenta-se como qualitativa, com características em parte exploratória, bibliográfica, documental e no decorrer do processo será do tipo participante. Utilizaremos para esta proposta de artigo os seguintes estudos teóricos: Gatti (2013), Candau e Sacavino (2015), para discutirmos o currículo na formação inicial docente, Müller e Coelho (2013), Canen (2001) e Munanga (2013), para discutir as perspectivas étnico-raciais na educação e outros. Neste sentido, compreendemos a formação inicial docente como imprescindível, para o desenvolvimento de reflexões em torno das construções político-pedagógica em relação aos aspectos teórico/prático que abordam as questões educacionais na perspectiva étnico-raciais, vislumbrando à ressignificação da formação indenitária brasileira e o enfrentamento do quadro de desigualdades histórica que coloca a população negra em condições de desvantagem estrutural no campo do acesso a direitos fundamentais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2345_18102016025342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA MARIA SERAFIM DUARTE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA SERAFIM"
    "autor_email" => "serafim_livia@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 23090
    "edicao_id" => 49
    "trabalho_id" => 795
    "inscrito_id" => 2345
    "titulo" => "O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA ÉTINICO-RACIAL"
    "resumo" => "Diante de um cenário educacional diverso, complexo e de relações culturais hibridas, torna-se oportuna a discussão em torno do currículo multiculturais, pensado a partir das questões étnico-raciais. Neste sentido, indagamos como podemos perceber a construção curricular nos cursos de licenciaturas das universidades públicas de Campina Grande sobre a perspectiva étnico-racial? A partir da questão norteadora, apresentamos o seguinte objetivo, analisar como a temática étnico-racial é trabalhada na formação inicial docente, no contexto dos cursos de licenciaturas da área de ciências humanas, das universidades públicas de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica proposta neste artigo, configura-se em andamento e apresenta-se como qualitativa, com características em parte exploratória, bibliográfica, documental e no decorrer do processo será do tipo participante. Utilizaremos para esta proposta de artigo os seguintes estudos teóricos: Gatti (2013), Candau e Sacavino (2015), para discutirmos o currículo na formação inicial docente, Müller e Coelho (2013), Canen (2001) e Munanga (2013), para discutir as perspectivas étnico-raciais na educação e outros. Neste sentido, compreendemos a formação inicial docente como imprescindível, para o desenvolvimento de reflexões em torno das construções político-pedagógica em relação aos aspectos teórico/prático que abordam as questões educacionais na perspectiva étnico-raciais, vislumbrando à ressignificação da formação indenitária brasileira e o enfrentamento do quadro de desigualdades histórica que coloca a população negra em condições de desvantagem estrutural no campo do acesso a direitos fundamentais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2345_18102016025342.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:09"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÍVIA MARIA SERAFIM DUARTE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LÍVIA SERAFIM"
    "autor_email" => "serafim_livia@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016"
    "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png"
    "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Diante de um cenário educacional diverso, complexo e de relações culturais hibridas, torna-se oportuna a discussão em torno do currículo multiculturais, pensado a partir das questões étnico-raciais. Neste sentido, indagamos como podemos perceber a construção curricular nos cursos de licenciaturas das universidades públicas de Campina Grande sobre a perspectiva étnico-racial? A partir da questão norteadora, apresentamos o seguinte objetivo, analisar como a temática étnico-racial é trabalhada na formação inicial docente, no contexto dos cursos de licenciaturas da área de ciências humanas, das universidades públicas de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica proposta neste artigo, configura-se em andamento e apresenta-se como qualitativa, com características em parte exploratória, bibliográfica, documental e no decorrer do processo será do tipo participante. Utilizaremos para esta proposta de artigo os seguintes estudos teóricos: Gatti (2013), Candau e Sacavino (2015), para discutirmos o currículo na formação inicial docente, Müller e Coelho (2013), Canen (2001) e Munanga (2013), para discutir as perspectivas étnico-raciais na educação e outros. Neste sentido, compreendemos a formação inicial docente como imprescindível, para o desenvolvimento de reflexões em torno das construções político-pedagógica em relação aos aspectos teórico/prático que abordam as questões educacionais na perspectiva étnico-raciais, vislumbrando à ressignificação da formação indenitária brasileira e o enfrentamento do quadro de desigualdades histórica que coloca a população negra em condições de desvantagem estrutural no campo do acesso a direitos fundamentais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.