O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA ÉTINICO-RACIAL
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23090 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 2345 "titulo" => "O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA ÉTINICO-RACIAL" "resumo" => "Diante de um cenário educacional diverso, complexo e de relações culturais hibridas, torna-se oportuna a discussão em torno do currículo multiculturais, pensado a partir das questões étnico-raciais. Neste sentido, indagamos como podemos perceber a construção curricular nos cursos de licenciaturas das universidades públicas de Campina Grande sobre a perspectiva étnico-racial? A partir da questão norteadora, apresentamos o seguinte objetivo, analisar como a temática étnico-racial é trabalhada na formação inicial docente, no contexto dos cursos de licenciaturas da área de ciências humanas, das universidades públicas de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica proposta neste artigo, configura-se em andamento e apresenta-se como qualitativa, com características em parte exploratória, bibliográfica, documental e no decorrer do processo será do tipo participante. Utilizaremos para esta proposta de artigo os seguintes estudos teóricos: Gatti (2013), Candau e Sacavino (2015), para discutirmos o currículo na formação inicial docente, Müller e Coelho (2013), Canen (2001) e Munanga (2013), para discutir as perspectivas étnico-raciais na educação e outros. Neste sentido, compreendemos a formação inicial docente como imprescindível, para o desenvolvimento de reflexões em torno das construções político-pedagógica em relação aos aspectos teórico/prático que abordam as questões educacionais na perspectiva étnico-raciais, vislumbrando à ressignificação da formação indenitária brasileira e o enfrentamento do quadro de desigualdades histórica que coloca a população negra em condições de desvantagem estrutural no campo do acesso a direitos fundamentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2345_18102016025342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA SERAFIM DUARTE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA SERAFIM" "autor_email" => "serafim_livia@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23090 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 2345 "titulo" => "O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NA PERSPECTIVA ÉTINICO-RACIAL" "resumo" => "Diante de um cenário educacional diverso, complexo e de relações culturais hibridas, torna-se oportuna a discussão em torno do currículo multiculturais, pensado a partir das questões étnico-raciais. Neste sentido, indagamos como podemos perceber a construção curricular nos cursos de licenciaturas das universidades públicas de Campina Grande sobre a perspectiva étnico-racial? A partir da questão norteadora, apresentamos o seguinte objetivo, analisar como a temática étnico-racial é trabalhada na formação inicial docente, no contexto dos cursos de licenciaturas da área de ciências humanas, das universidades públicas de Campina Grande/PB. A abordagem metodológica proposta neste artigo, configura-se em andamento e apresenta-se como qualitativa, com características em parte exploratória, bibliográfica, documental e no decorrer do processo será do tipo participante. Utilizaremos para esta proposta de artigo os seguintes estudos teóricos: Gatti (2013), Candau e Sacavino (2015), para discutirmos o currículo na formação inicial docente, Müller e Coelho (2013), Canen (2001) e Munanga (2013), para discutir as perspectivas étnico-raciais na educação e outros. Neste sentido, compreendemos a formação inicial docente como imprescindível, para o desenvolvimento de reflexões em torno das construções político-pedagógica em relação aos aspectos teórico/prático que abordam as questões educacionais na perspectiva étnico-raciais, vislumbrando à ressignificação da formação indenitária brasileira e o enfrentamento do quadro de desigualdades histórica que coloca a população negra em condições de desvantagem estrutural no campo do acesso a direitos fundamentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-08 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A TEMÁTICA ETNICORRACIAL" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA8_ID2345_18102016025342.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÍVIA MARIA SERAFIM DUARTE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LÍVIA SERAFIM" "autor_email" => "serafim_livia@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }