A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O BEM ESTAR ANIMAL: CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE/PB
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22516 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O BEM ESTAR ANIMAL: CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "A educação ambiental, nas suas diversas possibilidades abre um estimulante espaço para um repensar de práticas sociais e o papel dos professores como mediadores e como transmissores de um conhecimento necessário para que os alunos adquiram uma base adequada de compreensão essencial do meio ambiente global e local. Desta forma, objetivou-se avaliar a atuação de professores da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB sobre educação ambiental pelo bem estar animal e além disso, promover um curso de capacitação para os mesmos sobre o tema. Foram realizadas entrevistas através de questionários semi estruturados com professores e outros profissionais da educação da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande/PB, com o intuito de averiguar o conhecimento sobre o tema bem-estar animal e zoonoses e se os educadores já haviam trabalhado esse tema na escola com os estudantes, estes dados foram analisados a partir de análise estatística descritiva mediante determinação das frequências percentuais observadas nas categorias das variáveis, formando o banco de dados e estes foram tabulados através do software editor de planilhas Excel. Também foi promovido um curso de capacitação para o público participante, onde foi trabalhado o tema. A maioria dos entrevistados eram professores, assistentes sociais e coordenadores pedagógicos, que 22,2% disse que nunca tinham ouvido falar sobre educação humanitária e 11,11% disse que não tinha ouvido falar sobre bem estar animal. Em relação a trabalhar nas escolas sobre bem estar animal, a maioria respondeu que não e que poucos alunos questionaram sobre o tema. Também foi questionado se já tinham presenciado alguma situação na escola referente a maus tratos e abandono de animais e 25,9% disseram que sim e sobre trazer benefícios acerca do tema, todos acharam que trariam algum tipo de benefício. Ao fim, pode-se concluir que os professores e profissionais da educação da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB reconhecem a importância de trabalhar o tema bem estar animal nas escolas e os mesmos acreditam que a sociedade precisa apoiar e participar de realizações de ações abordando esse tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "BEM ESTAR ANIMAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA1_ID709_01092016224622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLY KETLY VIDAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLY VIDAL" "autor_email" => "gabriellykvidal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22516 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 709 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O BEM ESTAR ANIMAL: CONSCIENTIZAÇÃO DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE/PB" "resumo" => "A educação ambiental, nas suas diversas possibilidades abre um estimulante espaço para um repensar de práticas sociais e o papel dos professores como mediadores e como transmissores de um conhecimento necessário para que os alunos adquiram uma base adequada de compreensão essencial do meio ambiente global e local. Desta forma, objetivou-se avaliar a atuação de professores da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB sobre educação ambiental pelo bem estar animal e além disso, promover um curso de capacitação para os mesmos sobre o tema. Foram realizadas entrevistas através de questionários semi estruturados com professores e outros profissionais da educação da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande/PB, com o intuito de averiguar o conhecimento sobre o tema bem-estar animal e zoonoses e se os educadores já haviam trabalhado esse tema na escola com os estudantes, estes dados foram analisados a partir de análise estatística descritiva mediante determinação das frequências percentuais observadas nas categorias das variáveis, formando o banco de dados e estes foram tabulados através do software editor de planilhas Excel. Também foi promovido um curso de capacitação para o público participante, onde foi trabalhado o tema. A maioria dos entrevistados eram professores, assistentes sociais e coordenadores pedagógicos, que 22,2% disse que nunca tinham ouvido falar sobre educação humanitária e 11,11% disse que não tinha ouvido falar sobre bem estar animal. Em relação a trabalhar nas escolas sobre bem estar animal, a maioria respondeu que não e que poucos alunos questionaram sobre o tema. Também foi questionado se já tinham presenciado alguma situação na escola referente a maus tratos e abandono de animais e 25,9% disseram que sim e sobre trazer benefícios acerca do tema, todos acharam que trariam algum tipo de benefício. Ao fim, pode-se concluir que os professores e profissionais da educação da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB reconhecem a importância de trabalhar o tema bem estar animal nas escolas e os mesmos acreditam que a sociedade precisa apoiar e participar de realizações de ações abordando esse tema." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "BEM ESTAR ANIMAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA1_ID709_01092016224622.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:20" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLY KETLY VIDAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLY VIDAL" "autor_email" => "gabriellykvidal@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }