A educação ambiental, nas suas diversas possibilidades abre um estimulante espaço para um repensar de práticas sociais e o papel dos professores como mediadores e como transmissores de um conhecimento necessário para que os alunos adquiram uma base adequada de compreensão essencial do meio ambiente global e local. Desta forma, objetivou-se avaliar a atuação de professores da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB sobre educação ambiental pelo bem estar animal e além disso, promover um curso de capacitação para os mesmos sobre o tema. Foram realizadas entrevistas através de questionários semi estruturados com professores e outros profissionais da educação da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande/PB, com o intuito de averiguar o conhecimento sobre o tema bem-estar animal e zoonoses e se os educadores já haviam trabalhado esse tema na escola com os estudantes, estes dados foram analisados a partir de análise estatística descritiva mediante determinação das frequências percentuais observadas nas categorias das variáveis, formando o banco de dados e estes foram tabulados através do software editor de planilhas Excel. Também foi promovido um curso de capacitação para o público participante, onde foi trabalhado o tema. A maioria dos entrevistados eram professores, assistentes sociais e coordenadores pedagógicos, que 22,2% disse que nunca tinham ouvido falar sobre educação humanitária e 11,11% disse que não tinha ouvido falar sobre bem estar animal. Em relação a trabalhar nas escolas sobre bem estar animal, a maioria respondeu que não e que poucos alunos questionaram sobre o tema. Também foi questionado se já tinham presenciado alguma situação na escola referente a maus tratos e abandono de animais e 25,9% disseram que sim e sobre trazer benefícios acerca do tema, todos acharam que trariam algum tipo de benefício. Ao fim, pode-se concluir que os professores e profissionais da educação da rede municipal de ensino de Campina Grande/PB reconhecem a importância de trabalhar o tema bem estar animal nas escolas e os mesmos acreditam que a sociedade precisa apoiar e participar de realizações de ações abordando esse tema.