Presumindo que a sociedade por meio de suas relações afeta o meio natural, torna-se de suma importância ações que sejam capazes de permitir uma sustentabilidade, de um modo possível, sob a criação de mecanismos atenuadores da degradação ambiental. Portanto, a educação ambiental é um dos mecanismos de esclarecimento para promover a sensibilização e conscientização da utilização coerente dos recursos ambientais. Nesse sentido, a realização de projetos de intervenção na área de educação ambiental decorre da importância que deve ser dada a extração dos recursos naturais utilizando a sensibilização e o conhecimento como um instrumento para uma possível relação de um desenvolvimento econômico junto à sustentabilidade ambiental. O referido trabalho teve como objetivo realizar um projeto de intervenção pedagógica na área de educação ambiental enfatizando o extrativismo dos recursos naturais e o consumo conscientes destes. Este estudo foi realizado na Escola Estadual General João Varela em Ceará - Mirim/ RN, com crianças na faixa etária de 6 a 10 anos das séries iniciais do ensino fundamental I. O trabalho foi desenvolvido em etapas, na primeira foi realizada a sensibilização com introdução de uma problemática; seguido de rodas de conversa e discussões com posterior realização de oficinas. Observamos que essa intervenção pedagógica possibilitou um despertar tanto dos discentes como dos docentes na implementação de subsídios teóricos para discussão e elaboração de estratégias didático-pedagógicas a serem trabalhadas na escola em relação à problemática da utilização consciente dos recursos naturais.