O presente artigo tem objetivo investigar como se aplica a prática da Educação Ambiental (EA), no contexto da escola pública do Ensino Fundamental, que funciona no município de Esperança/PB. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com traços qualitativos com um estudo de caso exploratório e, por isso foram examinadas informações com a utilização de questionários e observação sobre a vivência que têm dois professores e uma amostra de quatro alunos para a dimensão que assume este artigo, dos dezenove alunos pesquisados. Fez necessária revisão bibliográfica fundamentada em pesquisadores e estudiosos sobre o tema em questão, acrescida de visita a escola para identificar as condições de aplicabilidade da Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Contudo, na escola pesquisada ainda não é uma realidade a inclusão da EA. Um dos elementos que inviabiliza essa prática já citada consiste, pois, desde a inexistência da disciplina na escola pesquisada, no projeto político pedagógico e de cursos formativos voltados para os professores que atuam na rede pública. Os resultados apontam para a necessidade de promover o debate acerca da EA, tanto numa visão local de conscientização quanto numa ampla sobre as possibilidades de conservação e aproveitamento dos recursos naturais, fato que nasce da formação de uma política escolar ambiental capaz de promover ações de implementação e supervisão, por parte dos órgãos da administração pública, no sentido de valorizar e reconhecer a importância de incluir a EA no ensino da escola publica em todas as modalidades de ensino.