O TEC NEP COMO POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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A pesquisa analisou o TEC NEP como política pública, visando compreender o processo de sua implementação na RFEPCT. A metodologia utilizada é de natureza bibliográfica e documental pela qual problematizou-se a temática em análise dentro de uma abordagem histórica-dialética no trato dos elementos da questão que envolve a educação especial em suas interfaces com a educação profissional. Logo, ao avaliarmos a implementação dessa política consideramos que ela vem se constituindo em um dos instrumentos de ação do Estado, delineada no contexto brasileiro sob a influência de movimentos internacionais e da mobilização da sociedade civil. Dessa maneira, a implementação da política norteadora do TEC NEP pode servir de direcionamento político para a manutenção ou mudança dos discursos e dos seus desdobramentos na constituição de novos saberes para a construção de uma instituição capaz de atender à diversidade de seus alunos. Considera-se que, a implementação do TEC NEP não vem alcançando resultados que modifiquem de fato a situação vivenciada pelos estudantes com necessidades educacionais especiais matriculados na RFEPCT que buscam dar continuidade aos estudos dentro da educação básica associada a uma formação profissional. Esses alunos são impedidos pela falta de políticas institucionais-locais que os inclua no processo formativo. \r\n \r\n Palavras- chaves: TC NEPE, Políticas Públicas, Educação Profissional, Educação Especial. 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