Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, PESSOA COM DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
0 of 0
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23130 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 831 "inscrito_id" => 3239 "titulo" => "O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiências. A pesquisa foi realizada com uma psicóloga Escolar do Estado do Rio Grande do Norte da cidade de Mossoró, utilizando como o instrumento uma entrevista estruturada com cinco perguntas, a metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. A discussão dos resultados foi realizada por meio da análise do estudo descritivo, relacionando o diálogo da profissional com aportes teóricos estudados sobre o tema. É perceptível através dos dados analisados que o trabalho da psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico e, quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial na preparação dos profissionais envolvidos, apoio familiar e suporte a comunidade discente, porém percebemos que a inclusão educacional ainda está longe de seguir os paramentos exigidos pela constituição federal. Pois essa inclusão vai além dos aspectos físicos, mas sim, nas barreiras atitudinais e metodológicas essas nas quais estão longe de serem seguidas com coerência.O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiências. A pesquisa f" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, PESSOA COM DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID3239_20102016213613.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SALVIANO RAMOS" "autor_nome_curto" => "FELIPE SALVIANO" "autor_email" => "felipeeesalviano@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23130 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 831 "inscrito_id" => 3239 "titulo" => "O PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR NO PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiências. A pesquisa foi realizada com uma psicóloga Escolar do Estado do Rio Grande do Norte da cidade de Mossoró, utilizando como o instrumento uma entrevista estruturada com cinco perguntas, a metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. A discussão dos resultados foi realizada por meio da análise do estudo descritivo, relacionando o diálogo da profissional com aportes teóricos estudados sobre o tema. É perceptível através dos dados analisados que o trabalho da psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico e, quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial na preparação dos profissionais envolvidos, apoio familiar e suporte a comunidade discente, porém percebemos que a inclusão educacional ainda está longe de seguir os paramentos exigidos pela constituição federal. Pois essa inclusão vai além dos aspectos físicos, mas sim, nas barreiras atitudinais e metodológicas essas nas quais estão longe de serem seguidas com coerência.O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiências. A pesquisa f" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-12 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, PESSOA COM DEFICIÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD1_SA12_ID3239_20102016213613.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE SALVIANO RAMOS" "autor_nome_curto" => "FELIPE SALVIANO" "autor_email" => "felipeeesalviano@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE SANTA MARIA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiências. A pesquisa foi realizada com uma psicóloga Escolar do Estado do Rio Grande do Norte da cidade de Mossoró, utilizando como o instrumento uma entrevista estruturada com cinco perguntas, a metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. A discussão dos resultados foi realizada por meio da análise do estudo descritivo, relacionando o diálogo da profissional com aportes teóricos estudados sobre o tema. É perceptível através dos dados analisados que o trabalho da psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico e, quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial na preparação dos profissionais envolvidos, apoio familiar e suporte a comunidade discente, porém percebemos que a inclusão educacional ainda está longe de seguir os paramentos exigidos pela constituição federal. Pois essa inclusão vai além dos aspectos físicos, mas sim, nas barreiras atitudinais e metodológicas essas nas quais estão longe de serem seguidas com coerência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.