O presente artigo tem como objetivo discutir as contribuições do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional de pessoas com deficiências. A pesquisa foi realizada com uma psicóloga Escolar do Estado do Rio Grande do Norte da cidade de Mossoró, utilizando como o instrumento uma entrevista estruturada com cinco perguntas, a metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa. A discussão dos resultados foi realizada por meio da análise do estudo descritivo, relacionando o diálogo da profissional com aportes teóricos estudados sobre o tema. É perceptível através dos dados analisados que o trabalho da psicologia no ambiente escolar é caracterizado por um serviço preventivo e terapêutico e, quando se trata de inclusão educacional de pessoas com deficiência, ele tem um papel crucial na preparação dos profissionais envolvidos, apoio familiar e suporte a comunidade discente, porém percebemos que a inclusão educacional ainda está longe de seguir os paramentos exigidos pela constituição federal. Pois essa inclusão vai além dos aspectos físicos, mas sim, nas barreiras atitudinais e metodológicas essas nas quais estão longe de serem seguidas com coerência.