RESUMO
As constantes transformações ocorridas nas sociedades em todo o mundo, sobretudo, nas últimas décadas, com a aceleração do crescimento e a expansão tecnológica, levam os professores a reverem suas práticas pedagógicas. Sendo assim, o objetivo principal da presente pesquisa foi investigar a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs na prática pedagógica. Utilizar os recursos tecnológicos como instrumentos mediadores no processo de ensino e aprendizagem é uma condição indispensável para a escola. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa com a participação de oito professores da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumento metodológico, aplicamos um questionário com dez perguntas aos professores que participaram do curso do Proinfo no período de março a agosto de 2012. Os dados indicaram que os educadores passaram a se interessar em aplicar práticas inovadoras a partir da vivência no curso. Concluímos que a formação continuada de educadores voltada para o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas atividades escolares é uma das alternativas possíveis para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas do estado da Paraíba.