O artigo apresenta um estudo e levantamento de dados sobre a qualificação de pessoas com deficiência para o mercado de trabalho, os dados apresentados foram pesquisados a partir da Escola de Educação Profissional do Senac no Rio Grande do Norte. Com o objetivo de explorar e conhecer a temática relativa as pessoas com deficiência e o mundo do trabalho, teve-se como aporte teórico a Legislação Brasileira– Decreto Lei 3.298/99; 5.296/04; Stainback; Stainback (1999); Diretrizes para Educação Especial (2001), entre outras referências. Foram utilizados como instrumento metodológico coleta de dados do banco virtual do Senac – Bussiness Intelligence (BI) e o Sistema Acadêmico MIRA dos últimos onze anos (2003 a 2014). Considerando a importância da qualificação das pessoas, em especial as com deficiência para o mundo do trabalho, buscou-se mostrar por meio de gráficos a quantidade e a porcentagem das pessoas com deficiência (auditiva, visual, física e intelectual) que se qualificaram em cursos de diversos Eixos Tecnológicos da Educação Profissional nos anos citados. Os dados revelam a busca das pessoas com deficiência por uma qualificação profissional, no intuito de sua inclusão no mercado de trabalho, para melhoria no cargo em que já ocupa ou para sua primeira inserção. Essa clientela está cada vez mais em busca de autonomia profissional e reconhecimento social o que demostra também a questão da responsabilidade social empresarial que vem sendo desenvolvida na esfera global, mas no Brasil ganha o seu destaque pela busca de estratégias que envolvem a inclusão social de pessoas com deficiência, bem como para atender a legislação, como no caso da Lei de Cotas 8.213/91.