Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

RELATO DE EXPERIÊNCIA PROPICIANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATRAVÉS DO TEATRO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

A busca pela reflexão da diversidade e/ou diferenças no contexto do debate contemporâneo na educação, é algo que de alguma forma revela um grande conflito com agravante sociocultural, em que necessita agilmente de intervenções e reflexões. O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre uma encenação teatral, abordando a diversidade, saúde, educação e inclusão, cujo objetivo foi relatar a experiência por meio do teatro com os alunos do CMEI Moema Tinoco, situado no bairro de Neópolis, Natal-RN; buscando interagir com os alunos do ensino fundamental, sob o enfoque da diversidade e inclusão social, associando-se harmoniosamente a área da saúde e educação. Trata-se de uma pesquisa-ação, cujo método é o participativo de pesquisa, na busca do envolvimento com a pesquisa e transformação de realidades. Em todo contexto histórico da humanidade, desde os tempos mais antigos há uma grande luta no que se trata do tema inclusão social, independente se é relacionado à restrição física, psicológica ou de qualquer natureza distinta. Em uma visão mais ampla, poderíamos citar dentro de um contexto mais abrangente uma inclusão direcionada a um conjunto cultural, religioso, étnico, socioeconômico dentre outros aspectos. Nesta perspectiva revelaram uma visão holística e fundamental aos valores humanos, sendo capaz de modificar o conhecimento sobre educação inclusiva, respeitando a diversidade de gêneros, etnias, e todos seus aspectos éticos, morais, cultural e religiosa, sem restrições e exclusões. Ao evidenciar o bullying como consequências severas, cognitivas e emocionais, traz-se uma indagação pela reflexão da diversidade, e/ou diferenças no contexto da educação. Essa construção de conhecimentos começa a ser estimulado pelos educadores, para tornar-se possível o crescimento na educação – aquela que contribui no indivíduo por inteiro, isto é, considerando as interações do sujeito com o mundo, como sistema autopoiético, faz se necessária reforma o pensamento. Partindo deste pressuposto utilizando essa pratica lúdica teatral fundamental importância da educação lúdica inclusiva de forma acolhedora e respeitável, nos vários setores, como ferramenta social para compreender o indivíduo como um todo.

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