A monitoria acadêmica nas Instituições de Ensino Superior (IES) ocorre por meio de programas que geralmente visam auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que há a presença de um monitor auxiliando, junto ao professor, determinada disciplina, mas, sobretudo pode possibilitar à iniciação a docência dos graduandos que participam de tais programas na posição de monitor. Constituiu-se objetivo deste trabalho, investigar como o programa de monitoria, no Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité (PB), contribui para a formação de monitores e se também proporciona um subsídio de iniciação à docência na visão desses estudantes. Para tal, foi utilizado um questionário contendo seis perguntas abertas a treze estudantes que atuaram (atuam) como monitores que foi analisado de forma qualitativa, por meio da investigação das respostas e construção de categorias. Os resultados mostraram que a monitoria não apenas contribuiu para a formação dos acadêmicos como despertou o interesse e maior apreço pela carreira docente evidenciando que o programa para a maioria dos discentes que participaram da pesquisa concede apoio ao processo de formação docente. A partir da realização desta pesquisa, foi possível perceber que o programa de monitoria na referida instituição contribui para a formação de futuros professores, possibilitando aos monitores realizar práticas de caráter pedagógico. Assim, ressalta-se que essa atividade quando bem direcionada, tanto pelo professor orientador, como pelo programa, pode alcançar os objetivos almejados.