A relação do homem com o ambiente natural influencia diretamente a dimensão social de sua existência. A partir dessa perspectiva, objetivou-se conhecer aspectos da interação entre estudantes e o meio ambiente. Para isso foram entrevistados 33 estudantes da EJA (Ensino Médio) de Itapetim, Pernambuco. Eles se posicionaram sobre nove afirmativas, uma discursiva e oito elaboradas segundo a escala de Likert, sobre o meio ambiente no contexto social e escolar. Prevaleceu entre os estudantes o entendimento do meio ambiente enquanto lugar onde os organismos vivem e interagem e onde encontram os bens naturais. A maioria dos estudantes (60,9%) afirmou ter interesse na preservação dos componentes ambientais (vivos e não vivos), mas não se informam e atuam no meio social de maneira suficiente e adequada, tanto pela falta de interesse próprio quanto de incentivo da escola e pessoas do seu convívio. Poucos estudantes valorizaram ações pró-ambientais do cotidiano, ao passo que outros deram pouca ou nenhuma importância a elas. Nesse sentido evidencia-se a necessidade da Educação Ambiental integrada ao contexto social para que seja possível sua efetivação.