RESUMO
O referido trabalho apresenta uma abordagem envolvendo uma análise a respeito da dificuldade do professor de LIBRAS surdo em sala de aula no Ensino Fundamental I, argumentando se existe a necessidade de um interprete de LIBRAS na sala de aula para auxiliar o professor, relatar suas dificuldades diante de sua deficiência e do desinteresse dos alunos. Diante de uma sociedade na qual que descrimina a cor da pele, a aparência, a religião, a pessoa que não é dita “normal” não está fora deste contexto, até mesmo um amiguinho na sala de aula que tem algum tipo de deficiência. Propõem-se a importância de saber o que é Libras e como se dá a formação do professor de LIBRAS, segundo o capítulo III do Decreto Lei Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Assim com a transmissão do que é LIBRAS e sobre a formação do professor será aberto um leque de informações e desmistifica que LIBRAS é uma língua que não tem a capacidade de expor os sentimentos e os pensamentos da pessoa surda, e que traz aprendizado e um conhecimento prévio, tanto para a pessoa surda e a dita “normal”. Foi elaborado um questionário com duas professoras surdas, para que pudéssemos ter o resultado do nosso trabalho, pois tanto na prática do nosso dia a dia no estágio auxiliando os professores na sala de aula e de suas respostas no questionário que obtemos o que desejamos em nosso trabalho. Através do nosso artigo as professoras começaram recentemente, aos poucos mudando o seu método de ensino, sendo assim auxiliada por um professor. Para que os conteúdos das aulas de LIBRAS estejam integrados com os conteúdos ministrados pelas outras professoras. Esse é um pequeno passo que está sendo dado diante de um resultado que se encontra em andamento.
Palavras Chaves: Formação de Professores. Surdos. Dificuldades. LIBRAS.