Resumo: O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual apresenta uma análise da relação estabelecida entre afetividade e aprendizagem na Educação Infantil à luz de alguns pressupostos teóricos de referência nesse assunto, mostrando que a afetividade está diretamente ligada ao desenvolvimento cognitivo da criança. Assim sendo, o nosso objetivo é compreender como o afeto contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. Assumimos nesse estudo que a afetividade deve ser considerada por todos os profissionais da Educação Infantil, visando assim melhorar a nossa prática pedagógica, pois é com ela que conseguimos transmitir segurança para a criança, que muitas vezes estas crianças não encontram esta afetividade tão necessária em casa, sendo, em muitos casos, a escola o único espaço onde a criança possa ser acolhida com o carinho e a atenção que tanto necessita. E é na Educação Infantil que a criança adquire suas primeiras experiências de vida escolar e serão essas experiências que levarão as crianças a sentirem prazer ou o não prazer pela escola, portanto a afetividade é indispensável para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, para que a criança tenha um desenvolvimento saudável e adequado em sua vida social, intelectual e escolar é necessário que haja um estabelecimento de relações interpessoais positivas entre a criança e o professor, sem essa parceria, dificilmente haverá de fato uma aprendizagem significativa. Conclui-se portanto que a afetividade se faz necessária para o desenvolvimento da criança em todos os sentidos, porém o nosso foco maior aqui é o desenvolvimento cognitivo.