O tema em estudo tem como meta analisar as atividades e atitudes do professor em sala de aula com os alunos com microcefalia e/ou com alterações do sistema nervoso central. Visando especificar quais desses fatores favorecem a interação social, educativa desses alunos. Baseada nos estudos de (Melo, 2015), que apontam para o fato de que as pessoas portadoras de microcefalia apresentam dificuldades básicas do cotidiano e de que a inclusão escolar colocada em foco atualmente através dos víeis das representações é de fundamental importância para o alcance dessa aprendizagem; passamos a observar as atividades e atitudes do professor em sala de aula, na busca de verificar quais dessas atividades contribuem para melhorar o desenvolvimento intelectual desses alunos.
Os dados foram coletados na APAE-CG/PB, o que torna esta pesquisa, um instrumento valioso para aqueles que lidam com pessoas portadoras de necessidades educativas diferenciadas. O procedimento da pesquisa inclui um questionário aberto com os professores da unidade de ensino; entrevistas semiestruturadas com a mãe, relatórios da psicologia, da assistente social e todo material existente sobre o histórico escolar do aluno alvo deste estudo obtidos ao longo de 4(quanto) anos. Este estudo tem com objetivo abordar os avanços positivos da aluna, provocar discussões sobre o desenvolvimento da criança portadora de microcefalia, suas necessidades educativas, intelectuais e motoras.