Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA SUJEITO COM MICROCEFALIA EM IDADE ESCOLAR

Palavra-chaves: MICROCEFALIA, INTERVENÇÃO PSICOPEDÁGOGICA, EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Pôster (PO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL
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      Os dados foram coletados na APAE-CG/PB, o que torna esta pesquisa, um instrumento valioso para aqueles que lidam com pessoas portadoras de necessidades educativas diferenciadas. O procedimento da pesquisa inclui um questionário aberto com os professores da unidade de ensino; entrevistas semiestruturadas com a mãe, relatórios da psicologia, da assistente social e todo material existente sobre o histórico escolar do aluno alvo deste estudo obtidos ao longo de 4(quanto) anos. Este estudo tem com objetivo abordar os avanços positivos da aluna, provocar discussões sobre o desenvolvimento da criança portadora de microcefalia, suas necessidades educativas, intelectuais e motoras.
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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

O tema em estudo tem como meta analisar as atividades e atitudes do professor em sala de aula com os alunos com microcefalia e/ou com alterações do sistema nervoso central. Visando especificar quais desses fatores favorecem a interação social, educativa desses alunos. Baseada nos estudos de (Melo, 2015), que apontam para o fato de que as pessoas portadoras de microcefalia apresentam dificuldades básicas do cotidiano e de que a inclusão escolar colocada em foco atualmente através dos víeis das representações é de fundamental importância para o alcance dessa aprendizagem; passamos a observar as atividades e atitudes do professor em sala de aula, na busca de verificar quais dessas atividades contribuem para melhorar o desenvolvimento intelectual desses alunos. Os dados foram coletados na APAE-CG/PB, o que torna esta pesquisa, um instrumento valioso para aqueles que lidam com pessoas portadoras de necessidades educativas diferenciadas. O procedimento da pesquisa inclui um questionário aberto com os professores da unidade de ensino; entrevistas semiestruturadas com a mãe, relatórios da psicologia, da assistente social e todo material existente sobre o histórico escolar do aluno alvo deste estudo obtidos ao longo de 4(quanto) anos. Este estudo tem com objetivo abordar os avanços positivos da aluna, provocar discussões sobre o desenvolvimento da criança portadora de microcefalia, suas necessidades educativas, intelectuais e motoras.

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