PROJETOS DE EXTENSÃO: PROJETO ALFADOWN
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 23233 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 1198 "titulo" => "PROJETOS DE EXTENSÃO: PROJETO ALFADOWN" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar uma discussão sobre as possibilidades de ação do psicólogo escolar e do pedagogo em projetos de extensão na Educação Superior. As discussões na área da psicologia escolar e educacional têm indicado possibilidades de atuação na Educação Superior em espaços de ensino, pesquisa, extensão e gestão, abrangendo ações que favoreçam uma formação acadêmica que mobilize processos de desenvolvimento de docentes e discentes. Pretendemos apresentar uma prática profissional desenvolvida em um projeto de extensão, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com vistas a promover discussões sobre as condições que esse cenário oferece para a inserção da Psicologia no nível superior de ensino. O contexto de ação foi o projeto Alfadown cuja finalidade é o desenvolvimento de metodologias e instrumentos para o processo de alfabetização e de inclusão digital de pessoas com Síndrome de Down. Participam do projeto professores e alunos dos diversos cursos de graduação da universidade, além de pessoas com Síndrome de Down. Nossa participação no Projeto ocorreu nos espaços de formação e acompanhamento dos profissionais e dos alunos da universidade que atuam no projeto, por meio de grupos de estudo e de orientação individual e coletiva. O objetivo de nossa ação foi contribuir com processos de conscientização dos sujeitos envolvidos com o projeto. As discussões e reflexões evidenciaram os significados que são atribuídos à inclusão social e educacional, ao papel de cada um nesse processo, às questões sócio-culturais e políticas que permeiam a temática e as ações no projeto, e assim, ampliaram a compreensão acerca do projeto e de si próprios. Nosso trabalho tem destacado que o psicólogo pode contribuir com o processo de formação e de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes do projeto. E ainda indicado que a Extensão pode ser um espaço interessante para nossa inserção e contribuição nos processos de formação desenvolvidos no âmbito do ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR,, INCLUSÃO, PROJETO DE EXTENSÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA2_ID1198_15082016175049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SANTOS DE SOUZA HANNUM" "autor_nome_curto" => "JULIANA HANNUM" "autor_email" => "dra.julianahannum@yahoo.c" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 23233 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 63 "inscrito_id" => 1198 "titulo" => "PROJETOS DE EXTENSÃO: PROJETO ALFADOWN" "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar uma discussão sobre as possibilidades de ação do psicólogo escolar e do pedagogo em projetos de extensão na Educação Superior. As discussões na área da psicologia escolar e educacional têm indicado possibilidades de atuação na Educação Superior em espaços de ensino, pesquisa, extensão e gestão, abrangendo ações que favoreçam uma formação acadêmica que mobilize processos de desenvolvimento de docentes e discentes. Pretendemos apresentar uma prática profissional desenvolvida em um projeto de extensão, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com vistas a promover discussões sobre as condições que esse cenário oferece para a inserção da Psicologia no nível superior de ensino. O contexto de ação foi o projeto Alfadown cuja finalidade é o desenvolvimento de metodologias e instrumentos para o processo de alfabetização e de inclusão digital de pessoas com Síndrome de Down. Participam do projeto professores e alunos dos diversos cursos de graduação da universidade, além de pessoas com Síndrome de Down. Nossa participação no Projeto ocorreu nos espaços de formação e acompanhamento dos profissionais e dos alunos da universidade que atuam no projeto, por meio de grupos de estudo e de orientação individual e coletiva. O objetivo de nossa ação foi contribuir com processos de conscientização dos sujeitos envolvidos com o projeto. As discussões e reflexões evidenciaram os significados que são atribuídos à inclusão social e educacional, ao papel de cada um nesse processo, às questões sócio-culturais e políticas que permeiam a temática e as ações no projeto, e assim, ampliaram a compreensão acerca do projeto e de si próprios. Nosso trabalho tem destacado que o psicólogo pode contribuir com o processo de formação e de desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes do projeto. E ainda indicado que a Extensão pode ser um espaço interessante para nossa inserção e contribuição nos processos de formação desenvolvidos no âmbito do ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SUPERIOR,, INCLUSÃO, PROJETO DE EXTENSÃO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA2_ID1198_15082016175049.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:09" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA SANTOS DE SOUZA HANNUM" "autor_nome_curto" => "JULIANA HANNUM" "autor_email" => "dra.julianahannum@yahoo.c" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }