O presente trabalho relata a experiência da monitoria no componente estágio supervisionado e as possíveis contribuições de tais práticas na formação e construção da identidade docente, no curso de Licenciatura Plena em Geografia,pela Universidade Estadual da Paraíba Campus I em Campina Grande, a pesquisa se deu de forma qualitativa para assim atender os objetivos proposto pelo projeto , a sua importância se da nesse componente curricular,em virtude da dicotomia existente entre teoria e prática onde se faz necessário desmistificar essa separação entre as mesmas,as atividades exercidas pelo aluno-monitor visa contribuir para melhorar o ensino-aprendizagem do aluno, a partir de troca de experiências e construção do conhecimento geográfico na escola. A monitoria no estágio supervisionado tem como objetivo aproximar o monitor da prática docente,bem como assim que há uma ligação existente entre a atividade da monitoria e o estágio supervisionado,onde ambas serem consideradas importante ferramenta na construção da identidade docente,onde tanto a monitoria e o estágio objetiva promover o contato com a escola e o exercício da prática docente,com intuito de proporcionar subsídios,ferramentas que venha a contribuir de maneira significativa na formação e construção da identidade do professor de geografia e sua atuação no âmbito escolar,o estágio supervisionado em consonância com a atividade da monitoria no ensino de geografia permite ao graduando o domínio de instrumentos para a execução de sua função enquanto formador de cidadão,o exercício da monitoria ela traz consigo a responsabilidade bastante sólida na formação inicial do professor de geografia,aproximando o aluno-monitor da prática docente na medida em que colabora com a formação daqueles que são atendidos pelo projeto.