: Neste trabalho, abordamos as dificuldades ocasionadas e provocadas pela exclusão e despreparo surgido na educação da EJA, como também as necessidades advindas diante da formação dos educadores na implantação de um processo inclusivo para o desenvolvimento de uma educação para todos. Advertimos que a inclusão é afazeres essencial do docente, sendo a ele designada a função de articulador dessa perspectiva, procurando acordar em todos que compõem a escola a vontade e a conscientização de fazer um ensino diferenciado do tradicional, proporcionando momentos que faça valer a inclusão, descobrindo também as falhas que dificultam esse processo de ensino, com especificidade a educação de jovens e adultos, promovendo a interação entre todos e todas, facilitando a interdisciplinaridade e assim conseguindo evitar a fragmentação dos teores, objetivando a formação irrestrita e crítica, promovendo efetivamente a compreensão e a formação dos estudantes. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, apresentando um estudo de caso, realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Iolanda Teresa Chaves Lima, Cubatí-PB, pertencente a 4ª Regional de Ensino do Estado da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de questionários e entrevistas aplicados aos alunos do V e VI ciclo, no turno noite. Constatou-se que os educandos apresentam vidas análogas, possuem grandes famílias, trabalham durante o dia e boa parte são da zona rural. Devido a diversos fatores evadiram ou foram obrigados a abandonar a escola, mas agora viram a necessidade de regressar. Discernem a escola como uma possibilidade de promoção social, de qualificação para alcançarem um bom emprego. Outro ponto a destacar é a necessidade de formação dos professores para lidar com esse público peculiar, tanto na perspectiva de formação inicial quanto na formação continuada.