O presente trabalho tenciona realizar um estudo sobre o livro “Os colegas”, da renomada escritora Lygia Bojunga Nunes tendo como o enfoque a utilização de práticas de leitura ao ensino infantil. Com o intuito de incluir na educação especial novos métodos e estratégias de ensino, focado na aprendizagem para atrair a atenção do alunado ao tema de inclusão discutido nas escolas. Um tema bastante debatido por pedagogos que visam inserir na sociedade, uma consciência a respeito das diferencias acerca da cor, raça, religião ou qualquer outro tipo de preconceito por parte dos homens. Objetivando discutir sobre métodos eficazes de ensino-aprendizagem na educação infantil como forma de incluir o aluno especial ao convívio normal com seus colegas, atribuindo-lhes meios práticos e fáceis voltados para uma interação mútua da turma. Onde a amizade e o companheirismo ressaltados no livro vão sendo construído por meio de conceitos táticos e pertinentes voltados o bem-estar de todos os envolvidos na narrativa, fazendo-se uma ressalva por parte do professor ao trabalho coletivo em sala de aula. A partir destas discussões, este trabalho de cunho bibliográfico abordará a questão de utilização de literatura infantil como processo de inclusão do aluno especial ao ensino regular. Direcionado ao professor a discutir sobre práticas pedagógicas no ensino regular que favoreçam o aluno com deficiência no processo de aprendizagem e na organização institucional para um melhor atendimento a seu discente, focando na ação de inclusão, estimulando a integração do aluno deficiente com outras pessoas tidas normais no meio social, assim, fazendo-o si sentir parte da sociedade.