O processo inclusivo apresenta uma série de questões merecedoras de atenção e exercício reflexivo, questiona-se em que medida o currículo está sendo preparado na escola, se o mesmo está contribuindo para o processo de inclusão. O presente trabalho utilizou a metodologia do tipo bibliográfica/ documental. Consideramos a importância de avaliar, em que medida as regulamentações legais /oficiais que regem a organização curricular, se efetivam no cotidiano da escola, bem como, a necessidade de conceber o currículo como um dos elementos centrais para a escola que se propõem inclusiva, os objetivos desse trabalho foram: a) Promover a discussão e análise referente a compreensão do currículo na escola inclusiva em uma perspectiva na educação especial; b) Focalizar a necessidade de desenvolver um currículo na escola inclusiva que atenda os alunos com necessidades especiais. Foram estudados livros sobre Currículo, Educação Especial, Políticas Públicas para Educação Inclusiva e documentos como LDB, PCNs, Resolução CNE/CEB 2/2001e a Declaração de Salamanca, para a fundamentação teórica foram estudados autores como: Carvalho (2004), Glat (2004), Moreira (2001), Sacristán (2000), Silva (1999; 2010). Assim sendo, das leituras teóricas buscou-se fazer uma análise reflexiva dos resultados obtidos pelas autoras do presente artigo, dessa forma as discussões partiram de discussões acadêmicas, buscando proporcionar uma aprendizagem mais significativa, flexível e o ensino dinâmico, que valorize a particularidade de cada discente, visando favorecer a aquisição do saber educacional inclusivo. Contudo, percebemos que, para superar a lógica de adaptações, pressupõe uma proposta curricular construída na perspectiva de viabilizar a articulação dos conhecimentos do ensino especial e do ensino comum, ambos devem promover a ampliação dos conhecimentos, das experiências de vida e a valorização dos percursos de aprendizagem.