Diante da possibilidade de contribuir para construção da identidade da pessoa com surdez e sua inclusão no mundo, neste caso no município de Pocinhos-pb, e enquanto profissional da LIBRAS presente colégio Padre Galvão daquela cidade, decidiu-se como caminho valorizar as conquistas alcançadas por esta comunidade no Brasil e no mundo, dentre as quais a instituição do dia nacional do surdo em 26 de setembro e dia internacional do surdo celebrado aos 30 de setembro. E assim sendo não podíamos deixar de proporcionar aos nossos alunos a primeira experiência em celebrar seu dia e ainda realizar uma maior difusão na cidade sobre o que é LIBRAS, que vem a ser surdo e a cultura surda. Assim sendo estaremos garantida em prática o que diz a lei da LIBRAS em seu art. 2º, no que tange a difusão desta língua e ainda a lei que oficializa no Brasil o dia da pessoa surda, através da Lei de número 11.796 de 29 de outubro de 2008, sancionada pelo então presidente da republica Luis Inácio Lula da Silva. A vivencia que se proporcionou buscou trabalhar sobre o tema com os alunos surdos e propor atividades que os envolvam com a comunidade ouvinte a fim de divulgar a LIBRAS através da apresentação do alfabeto datilológico, além de conscientizar sobre a importância da inclusão da pessoa surda na cidade e possibilitar aos alunos surdos do colégio Padre Galvão a experiência de celebrar a data dedicada em todo Brasil a pessoa surda e desta forma despertar neles autoconfiança e a descoberta de si mesmo como surdo (a). Para proporcionar a interação entre alunos surdos e ouvintes, organizou-se um momento nas salas de aulas onde os surdos ensinaram para seus colegas de várias séries o alfabeto em LIBRAS. Já na comunidade realizou-se a divulgação a respeito desta vivência com a colagem de cartazes que faziam referencia ao dia nacional da pessoa surda, estes foram dispostos em vários pontos da escola e outros setores públicos e privados do município de Pocinhos, isto tudo para divulgar que ali existe surdos, que tem uma cultura, uma língua a ser aprendida neste caso, partilhada e que todos devem respeitá-los. Diante do que foi proposto nesta vivência, germinamos nos alunos surdos a alegria de se reconhecerem surdos, nos professores conscientizamos para inclusão e respeito por esta demanda, nos alunos ouvintes plantamos a semente da curiosidade para saber o que é LIBRAS, reconhecer que existem pessoas surdas em sua escola, sua cidade, e que estas interagem de forma diferente, na comunidade proporcionamos uma divulgação sobre a data dedicada a pessoa surda, conscientizando a população de que ali tem pessoas, através da educação atuando pra incluir as pessoas surdas e ajudá-las na construção de sua cidadania, através da difusão da LIBRAS.