Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado concluída pela Universidade Lusófona de Humanidade e tecnologia de Portugal, tendo como resultado as políticas públicas e alfabetização da EJA em Monte das Gameleiras/RN, tendo como metodologia um estudo de caso de natureza quanti-qualitativa. Sua finalidade é compreender o desenvolvimento da história da educação e avaliar os impactos das políticas nacionais sobre a alfabetização. Seu objeto de investigação é as políticas públicas educacionais brasileiras a partir de 1970; a dimensão pedagógica das prescrições normativas educacionais nacionais; e a investigação da trajetória histórica da educação. A problematização centra-se na trajetória dos profissionais de educação, caracterizando seus discursos para compreender os sentidos que atribuem às experiências vividas nas políticas públicas. Para tal, procura-se identificar os referenciais pedagógicos apontados pelas prescrições normativas nacionais; avaliar as experiências dos profissionais da educação diante das políticas públicas; analisar os avanços dos índices de desenvolvimento pedagógico da educação pública conforme os princípios da LDB. Como fontes de pesquisa, são consultados professores e pedagogos de uma escola pública do município que atuaram e atuam na profissão docente, da década de 70 a 2011, alunos, documentos e a literatura que trata das políticas públicas da EJA. Teóricos apontam que os governantes precisam fazer acontecer, para que as classes menos favorecidas possam usufruir dos benefícios sociais do governo.