POLÍTICAS PÚBLICAS: EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO MUNICÍPIO DE MONTE DAS GAMELEIRAS - RN
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Sua finalidade é compreender o desenvolvimento da história da educação e avaliar os impactos das políticas nacionais sobre a alfabetização. Seu objeto de investigação é as políticas públicas educacionais brasileiras a partir de 1970; a dimensão pedagógica das prescrições normativas educacionais nacionais; e a investigação da trajetória histórica da educação. A problematização centra-se na trajetória dos profissionais de educação, caracterizando seus discursos para compreender os sentidos que atribuem às experiências vividas nas políticas públicas. Para tal, procura-se identificar os referenciais pedagógicos apontados pelas prescrições normativas nacionais; avaliar as experiências dos profissionais da educação diante das políticas públicas; analisar os avanços dos índices de desenvolvimento pedagógico da educação pública conforme os princípios da LDB. Como fontes de pesquisa, são consultados professores e pedagogos de uma escola pública do município que atuaram e atuam na profissão docente, da década de 70 a 2011, alunos, documentos e a literatura que trata das políticas públicas da EJA. Teóricos apontam que os governantes precisam fazer acontecer, para que as classes menos favorecidas possam usufruir dos benefícios sociais do governo." 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