Na perspectiva da inclusão escolar, que preconiza uma educação básica pública de qualidade para todos os alunos, desde o primeiro semestre de 2015 até a presente data, 7 professores em formação e bolsistas do subprojeto Pibid Letras- Inglês da Universidade Federal da Paraíba elaboram planos de aula, atividades e avaliações de forma a contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos com deficiência da escola municipal onde atuam no âmbito da disciplina língua inglesa. Para isso, os bolsistas partiram de leituras e discussões propostas dentro das reuniões semanais do projeto. Nesse trabalho, discutiremos a concepção de adequação curricular que adotamos e trazemos exemplos das avaliações e atividades desenvolvidas no subprojeto Letras-inglês para exemplificar alguns dos princípios que orientaram o processo de adequação, entre os quais destacamos: a contextualização da aprendizagem para os alunos, a clareza e objetividade dos enunciados e das instruções, o uso de textos multimodais, a gradação de dificuldade nas tarefas, a variedade de atividades no que tange aos aspectos sensoriais, a valorização dos processos interacionais, a vinculação dos temas e das atividades à vida cotidiana do aluno, a atenção a aspectos culturais. Essa pesquisa se apoia em documentos oficiais e em autores que advogam em favor das adaptações como forma de inclusão dentro do processo educacional como um todo permitindo que o conhecimento esteja acessível a todos os alunos e que contemple-os individualmente de acordo com as necessidades educacionais de cada um.