DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE PRÁTICO- PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FUNÇÕES INOGÂNICAS PARA ALUNOS SURDOS
"2016-11-15 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22812 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 178 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE PRÁTICO- PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FUNÇÕES INOGÂNICAS PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => "A educação inclusiva, atualmente vem sendo bastante discutida no âmbito escolar. As práticas pedagógicas desenvolvidas para o Ensino de Química devem promover a aprendizagem e compreensão dos discentes, como também despertar o interesse, pelos conteúdos referentes à disciplina. O cenário atual das Escolas Públicas está distante do que realmente devemos considerar inclusão, há uma falta de atendimento adequado considerável para os alunos com algum tipo de deficiência, que procuram a inserção nas Escolas Públicas. A escassez de docentes qualificados para ensinar esses alunos com deficiência auditiva é bem notável, a ausência de intérpretes, a dificuldade na comunicação com colegas de sala de aula e falta de capacitação do corpo de funcionários das escolas são alguns fatores que prejudicam a permanência e o aprendizado dos desses discentes. A interação dos docentes com os alunos dessa modalidade se faz essencial para uma aprendizagem significativa, dessa forma, uma alternativa para solucionar essa problemática é ampliar a zona de conhecimento dos professores, para que os mesmos possam desenvolver atividades diversificadas atendendo os diversos tipos de público que se fazem presente em sua sala de aula. Muitas vezes o docente se prende a uma única metodologia alegando falta de materiais para trabalhar nas escolas, mas os avanços são muitos e a utilização de materiais com baixo custo se torna cada vez mais presente em sala de aula, as aulas com a utilização desses materiais têm um custo mínimo e ainda conscientiza os alunos de que nem tudo que vai para o lixo é lixo. Esse trabalho objetivou o acesso ao conhecimento químico de deficientes auditivos, através da estruturação e aplicação uma aula interativa com mapas conceituais e utilizando materiais alternativos, fazendo ligação com o seu dia a dia e tornando o aprendizado desses discentes mais eficiente e significativo, por meio da experimentação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID178_11102016172904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MENDES DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jmcunha3108@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22812 "edicao_id" => 49 "trabalho_id" => 577 "inscrito_id" => 178 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE PRÁTICO- PEDAGÓGICA NO ENSINO DE FUNÇÕES INOGÂNICAS PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => "A educação inclusiva, atualmente vem sendo bastante discutida no âmbito escolar. As práticas pedagógicas desenvolvidas para o Ensino de Química devem promover a aprendizagem e compreensão dos discentes, como também despertar o interesse, pelos conteúdos referentes à disciplina. O cenário atual das Escolas Públicas está distante do que realmente devemos considerar inclusão, há uma falta de atendimento adequado considerável para os alunos com algum tipo de deficiência, que procuram a inserção nas Escolas Públicas. A escassez de docentes qualificados para ensinar esses alunos com deficiência auditiva é bem notável, a ausência de intérpretes, a dificuldade na comunicação com colegas de sala de aula e falta de capacitação do corpo de funcionários das escolas são alguns fatores que prejudicam a permanência e o aprendizado dos desses discentes. A interação dos docentes com os alunos dessa modalidade se faz essencial para uma aprendizagem significativa, dessa forma, uma alternativa para solucionar essa problemática é ampliar a zona de conhecimento dos professores, para que os mesmos possam desenvolver atividades diversificadas atendendo os diversos tipos de público que se fazem presente em sua sala de aula. Muitas vezes o docente se prende a uma única metodologia alegando falta de materiais para trabalhar nas escolas, mas os avanços são muitos e a utilização de materiais com baixo custo se torna cada vez mais presente em sala de aula, as aulas com a utilização desses materiais têm um custo mínimo e ainda conscientiza os alunos de que nem tudo que vai para o lixo é lixo. Esse trabalho objetivou o acesso ao conhecimento químico de deficientes auditivos, através da estruturação e aplicação uma aula interativa com mapas conceituais e utilizando materiais alternativos, fazendo ligação com o seu dia a dia e tornando o aprendizado desses discentes mais eficiente e significativo, por meio da experimentação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT-16 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO QUÍMICA, EXPERIMENTAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV060_MD4_SA16_ID178_11102016172904.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-09 18:59:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MENDES DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jmcunha3108@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais II CINTEDI" "edicao_evento" => "II Congresso Internacional de Educação Inclusiva e IIJornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2016" "edicao_logo" => "5e49faf25ae35_16022020233114.png" "edicao_capa" => "5f183d74d349a_22072020102156.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-15 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }